Bambuterapia: Benefícios

Você sabe o que é bambuterapia e quais seus benefícios? A bambuterapia – também chamada de bamboo massage – foi criada pelo fisioterapeuta francês Gil Amsallen. Trata-se de uma massagem feita com pedaços de diferentes comprimentos espessuras, que funcionam com uma extensão dos dedos e atingem regiões mais extensas do corpo, o que facilita a modelagem de diversas áreas.

Esteticistas garantem que os efeitos da bambuterapia são mais intensos e rápidos que os da drenagem linfática, já que os bambus utilizados exercem um efeito mais profundo sobre o tecido adiposo, condicionando perda de gorduras em menos tempo.

A massagem é feita sempre no sentido linfático (a linfa percorre o organismo em sentido unidirecional), o que garante o efeito drenante: queima gorduras e elimina toxinas. A técnica se baseia em elementos do shiatsu (massagem japonesa), ayurvédica (tratamento holístico indiano) e isometria (técnica de contração e distensão muscular).

Os efeitos da bambuterapia são obtidos conforme os movimentos que o terapeuta faz, para promover a aceleração ou redução do metabolismo, de acordo com os objetivos visados.

A técnica também é eficaz para combater a flacidez, gordura localizada e celulite. Ao ativar a circulação, aumenta a oxigenação e acelera o metabolismo. Isto contribui para melhor nutrição das células, que passam a utilizar os açúcares para produzir energia, paralelamente reduzindo as gorduras. A bambuterapia também aumenta a eliminação de líquidos, por ter efeitos diuréticos e estimular a sudorese. Por isto, elimina edemas e inchaços.

O relaxamento obtido com a bambuterapia é quase instantâneo. Após a elevação da produção energética, o metabolismo desacelera e a musculatura se descontrai. A técnica pode ser utilizada para eliminar tensões localizadas e melhorar as articulações, aumentando o bem-estar físico e emocional.

De acordo com as necessidades específicas do cliente, podem ser utilizados óleos de bétula, arnica, amêndoas e camomila, de acordo com necessidades específicas do cliente: hidratação, renovação celular, perda de peso e tonificação muscular. A massagem pode ser aplicada em homens e mulheres.

Alguns bambuterapeutas estão sendo contratados por empresas para aplicar suas técnicas de massagem nos empregados, corrigindo também posturas inadequadas que provocam dores musculares. O benefício não é apenas um agrado dos empresários: estudam comprovam que a produtividade aumenta em ao menos 10% com a postura adequada e o corpo relaxado.

A bambuterapia pode utilizar fundamentos da acupuntura, para promover o bem-estar global. Nestes casos, são usadas as pontas das varetas para ativar os chakras (centros de força do corpo humano, segundo a medicina oriental) e remover obstruções nos canais que conduzem energia pelos diversos órgãos e tecidos.