Audiometria: Como é feita?

A audiometria é um exame executado para analisar a audição das pessoas, nele o paciente é inserido dentro de uma cabine acústica, onde sua audição é testada. Este exame é feito por um fonoaudiólogo ou por um otorrinolaringologista, que são os especialistas capacitados tanto para realizar o exame quanto para orientar o paciente posteriormente, e consiste em verificar e detectar qualquer tipo de problema ou anormalidade auditiva. Através da audiometria pode-se medir o tipo e o grau de alteração que o paciente possui e com o resultado do exame em mãos é possível orienta-lo e realizar medidas preventivas ou curativas para que a situação não seja agravada.

Gosta de Curiosidades? Entretenimento? Vídeos legais? Clique para curtir o Blogadão

Existem dois tipos de exames audiométricos principais e são eles: a audiometria tonal e a audiometria vocal. A audiometria tonal é um teste baseado na interpretação pessoal e avalia o grau e o tipo de perda da audição e a audiometria vocal averigua a habilidade de compreender a fala humana.

Como esses exames são feitos?

O paciente é colocado em uma cabine para que esteja isolado de qualquer interferência de sons ao seu redor, esta cabine possui uma janela de vidro para que o médico examinador possa vê-lo, o exame é realizado com o uso de um instrumento chamado audiômetro. O exame é muito tranquilo, indolor e não há a necessidade de nenhuma preparação. O paciente usa fones de ouvido e um microfone acoplado onde ouvirá determinados sons e demonstrará se os ouviu através de sinais com as mãos, na audiometria vocal ele ouvirá e repetirá palavras ditas pelo médico que o estiver examinando, para que o exame tenha um resultado considerado normal, é preciso atingir ao menos 88% de acertos.

Existe outro tipo de audiometria tonal que é feito por via óssea, neste é inserido um vibrador sobre o osso localizado atrás da orelha e este mostra as percepções das vibrações recebidas.

A audição normal consegue escutar até um mínimo de 25 decibéis se, por exemplo, o paciente começar a ouvir somente a partir de 50 decibéis já há uma pequena perda auditiva, entre 55 e 70 é considerada moderada, entre 75 e 90 uma perda grave e se ouvir somente a partir de 90 decibéis já obteve uma perda muito intensa.

O resultado do exame é mostrado através de um audiograma, que nada mais é do que um gráfico que divulga as respostas obtidas da pessoa examinada aos sons a que esta foi exposta.

A audiometria pode ser um exame solicitado pela empresa no momento de uma contratação, caso se faça necessário, um exame periódico ou ainda pode ser indicado por médico caso o paciente exponha incômodos relacionados aos ouvidos durante uma consulta.

Siga-nos no Facebook
Receba atualizações do Blogadão no seu email,
ganhe brindes e participe de promoções!
É gratuito!

Comente no Facebook

Comente

Receba atualizações no seu email.
Participe de Promoções.