Atraso menstrual: o que isso pode significar?

O atraso menstrual pode ocorrer por vários fatores físicos e psicológicos, fazendo-se com que seja necessário observar bem o seu dia-a-dia e corpo para identificar a real causa do atraso da menstruação.

Quando ocorre o atraso menstrual a maioria das mulheres começa a achar que está grávida. Porém, nem sempre uma gravidez é o que está por trás de um atraso menstrual. Ansiedade e fatores emocionais, desregulamento natural do ciclo e infecção são algumas das possíveis causas do atraso menstrual. Para identificá-las, além do auxílio de um ginecologista, é necessário que você conheça bem o seu corpo e sua rotina. Veja abaixo alguns motivos que podem fazer a sua menstruação atrasar.

Atraso menstrual: o que isso pode significar?

Ansiedade e fatores emocionais – quando a mulher está exposta a situações de stress e ansiedade, é comum que o ciclo menstrual atrase. Mudanças bruscas de rotina e de alimentação também influenciam no atraso menstrual.

Desregulamento natural do ciclo - o desregulamento do ciclo menstrual é comum em algumas etapas da vida, principalmente para garotas que acabaram de ter a sua primeira menstrual. Se a garota que está nesta fase de adaptação de ciclo já tem relações sexuais, é importante recomendar sempre o uso de contraceptivo e passar por uma avaliação médica para que seja indicado algum tipo de anticoncepcional, não só para ajudar a evitar a gravidez, mas também para ajudar no controle do ciclo e minimização de cólicas.

Infecção interna do órgão reprodutor feminino – quanto tem-se alguma inflamação no ovário, a menstruação pode atrasar ou ocorrer de forma contínua por um período maior do que o normal. A oligomenorréia, por exemplo, é uma inflamação que acomete mulheres com menos de 40 anos, sendo necessário tratamento clínico.

Excesso de prática de exercícios físicos - a amenorreia é uma disfunção do corpo decorrente de excesso de exercícios físicos. Isso ocorre porque ao fazer exercícios físicos além do que o corpo suporta o organismo retira nutrientes do sangue para nutrir as partes que estão com falta de nutrientes. No final das contas, acabe-se por não ter mais o sangue da menstruação, que é o sangue que o organismo tem que expelir. Isso também pode ocorrer em casos de má alimentação ou de diminuição brusca de alimentação.

Anemia – a menstruação de uma mulher que tem anemia pode oscilar para períodos com um fluxo intenso e períodos com a ausência do ciclo. É necessário acompanhar de perto o ciclo menstrual, pois essas oscilações não só podem trazer transtornos de não entender porque o ciclo não está vindo, como problemas de fraqueza corporal.


GRÁTIS: Receba atualizações por Email:

Cadastre seu email e receba atualizações do Blogadão no seu e-mail. É grátis!

Comente no Facebook!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Um comentário

  1. Danielle escreveu:

    Amei o texto!! Estou aliviada em saber que o atraso da mestruação pode ser por causa da anemia!! Pois to com a anemia bem forte!! Obrigada!!

Copy Protected by Chetans WP-Copyprotect.