Atitudes para salvar o planeta

De acordo com o último censo realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em 2010, o Brasil tem 58,6 milhões de domicílios. Agora imagine a cena: torneira aberta durante o barbear e a escovação de dentes, lâmpadas acesas desnecessariamente, banhos demorados, aparelhos de TV sempre ligados…

Conseguiu dimensionar o prejuízo? A boa e velha Mãe Terra não tem recursos para dar conta tudo isto. Mas é possível salvar o planeta com pequenas atitudes.

Além do desperdício, estas pequenas desatenções cotidianas prejudicam as finanças domésticas. Contas de água e luz ficam mais caras, e quem paga é você. Por outro lado, o número de pessoas que aderem ao consumo sustentável cresce diariamente, o que dá um certo respiro ao planeta.

Aproveite o Sol

O Sol brilha por ao menos 300 dias anuais no Brasil. Aproveite esta luz gratuita: abra janelas para ventilar e iluminar a casa. Use cores claras nas paredes e cortinas, que refletem melhor a luz solar.

Na hora de acender a luz, dê preferência às lâmpadas fluorescentes, que são mais econômicas. Estas lâmpadas usam a energia apenas para fornecer luz, enquanto as incandescentes gastam 90% da eletricidade para gerar calor.

A água é um recurso renovável, mas esta renovação tem limites

Banhos demorados são uma delícia, mas é melhor optar por chuveiradas rápidas, de cinco a dez minutos. Com a exaustão dos recursos hídricos, sabe-se lá qual vai ser a frequência dos banhos. Enquanto estiver se ensaboando, deixe o chuveiro desligado (inclusive porque você pode aproveitar mais alguns instantes, na hora de se enxaguar). Regule o chuveiro de acordo com a estação do ano e prefira os modelos com dispersores de água.

Ao lavar a louça, barbear-se e escovar os dentes, deixe a torneira fechada, abrindo-a apenas para o enxágue. Antes de lavar pratos e panelas, retire os restos de alimentos (para não entupir canos, nem poluir os rios). Reduza o consumo de produtos de limpeza.

Ao limpar pisos frios, use panos umedecidos. No quintal, use a vassoura e não a mangueira para retirar o lixo. Quando for lavar o carro, use balde e esponja.
Espere juntar a quantidade de roupas indicada pelo fabricante da lavadora. Deixe as peças de molho por algum tempo e lave-as no ciclo rápido. Economiza água e luz.

Na hora de cozinhar

Instale o fogão longe de correntes de vento, portas e janelas e tampe bem as panelas. O consumo de gás será reduzido.

Deixe grãos duros, como feijão e lentilha, de molho antes do cozimento, que deve ser feito em panela de pressão, para ser mais rápido.

Aqueça o forno antes de assar alimentos e evite abrir a porta muitas vezes, para não deixar o calor escapar. O mesmo vale para a geladeira, mas para evitar que o frio escape. Se não for um modelo com degelo automático, não deixe acumular muito gelo no refrigerador, o que aumenta o consumo de energia. A geladeira precisa ficar longe do fogão.

Não coloque alimentos quentes na geladeira. Se for exigido pela receita, use a prateleira mais baixa.

Não corra

Não acelere imediatamente após ligar o carro: o motor ainda não está totalmente lubrificado e a partida súbita pode desgastar as engrenagens. Além disto, aumenta o consumo de combustível. Nas estradas, mantenha velocidade constante e não corra muito.

Na hora das compras

Utilize uma sacola de lona para carregar seus produtos. Já existem sacolas biodegradáveis, mas elas demoras seis meses para se decompor. Consuma o mínimo de embalagens possível e utilize garrafas retornáveis.

Nas refeições

Utilize sempre pratos e copos reutilizáveis. Reserve as toalhas e guardanapos de pano para eventos especiais; no dia a dia, use material de limpeza mais fácil, para não ter que gastar muita água e sabão na hora da lavagem.

O planeta agradece.