Astrologia chinesa

Baseada no calendário lunar, a origem da astrologia chinesa é milenar.

Da mesma forma que no Ocidente, a astrologia chinesa caminhava lado a lado com a astronomia. Os chineses calcularam a duração do ano em 365 dias e seis horas em 450 a.C. (na Europa, este cálculo só foi feito no século I a.C.) e fizeram o primeiro registro do cometa Halley, há 2.200 anos.

Gosta de Curiosidades? Entretenimento? Vídeos legais? Clique para curtir o Blogadão

A astrologia chinesa usa constelações diferentes das da astrologia ocidental. Os chineses viam 28 no céu, enquanto os ocidentais contavam 88. Para seus estudos, astrólogos chineses só consideram as constelações visíveis durante toda a noite e todo o ano.

Talvez as previsões tenham começado ainda na época em que o chefe guerreiro detinha também os poderes espirituais de um clã ou tribo, mas é certo que os imperadores chineses de 700 a.C. tinham que prever o futuro com exatidão, ou perderiam o poder.

Os 12 signos do zodíaco chinês são Rato, Boi, Tigre, Coelho, Dragão, Serpente, Cavalo, Carneiro, Macaco, Galo, Cachorro e Porco. Conta a lenda que Buda convidou os animais para uma festa de ano novo; não se sabe por quê, mas apenas 12 apareceram e Buda presenteou cada um com um ano. Os animais foram contemplados pela ordem de chegada ao palácio. Noutras versões, o autor dos convites é o imperador de Jade (deus principal do panteão chinês, o “senhor dos céus”).

O último ano do Rato foi 2008. 2012 é um ano do Dragão. Além de regerem os anos, os animais regem duas horas diárias. O ciclo tem início às 23h (sempre com o Rato; a partir da 1h, o Boi passa a reger e assim sucessivamente).

Além dos animais, os chineses acreditavam em cinco elementos primordiais: Metal, Água, Madeira, Fogo e Terra. Nesta ordem, cada elemento orienta 12 anos seguidos, o que determina um ciclo de 60 anos (12 signos e cinco elementos).

Os 12 signos afetam também os meses. O mês de nascimento de uma pessoa indica o seu “Animal Interior”, ou a personalidade íntima e a vida amorosa. Representa o que cada ser humano gostaria de ser. Adaptado para o calendário solar (a astrologia chinesa usa o lunissolar), o ano começa com o Boi (janeiro) e termina com o Cão (dezembro). Há também o “Animal Secreto”, determinado pela hora de nascimento: representa o eu verdadeiro ou, em algumas interpretações, o que cada um gostaria de ser.

Em tempo: o ano chinês tem início entre janeiro e fevereiro.

Em resumo, temos o animal solar, determinado pelo ano, o animal lunar, determinado pelo mês e o animal oculto, determinado pela hora do nascimento.

Algumas características de cada signo:

Rato: extroversão e inquietude.

Boi (ou búfalo): introspecção e cautela.

Tigre: Criatividade e renovação.

Coelho (ou gato): religiosidade e timidez.

Dragão: Inquietude e autoconfiança.

Serpente: Prudência e inteligência.

Cavalo: Racionalidade e espírito crítico.

Cabra (ou carneiro): empatia e solidariedade.

Macaco: generosidade e emotividade.

Galo: ambição e perfeccionismo.

Cão: senso artístico e espírito pacífico.

Porco (ou javali): força interior e personalidade forte.

Siga-nos no Facebook
Receba atualizações do Blogadão no seu email,
ganhe brindes e participe de promoções!
É gratuito!

Comente no Facebook

Comente

Receba atualizações no seu email.
Participe de Promoções.