As utilidades do sal em casa

A citação é bíblica e bastante poética. É uma advertência de Jesus sobre a necessidade de mantermos nossas missões, de acordo com nossas habilidades. No dia a dia, porém, o sal tem conotação bem menos artística. Vai do saleiro à panela, e só. Mas existem muitas utilidades para o sal em casa, e elas não ficam apenas na cozinha.

O sal serve para afastar mosquitos, eliminar fungos e até preservar por mais tempo a firmeza da cor dos tecidos. Desde tempos remotos, ele é utilizado como tempero e já foi empregado inclusive como meio de pagamento. Até o início do século XX, era um importante conservante de alimentos (perdeu espaço para os refrigeradores e galpões refrigerados móveis). O sal já foi um tesouro tão importante que fortalezas chegaram a ser construídas para defender as salinas.

Hoje em dia, o sal passou por uma forte desvalorização (felizmente). Disponível nas prateleiras de qualquer supermercado, ele deixou de ser um bem quase intangível. A Medicina também apertou o cerco contra o tempero, revelando os males que ele pode fazer contra a saúde (diga-se da passagem: a culpa não é do sal, mas do consumidor).

Mesmo assim, sem deixar seu espaço na cozinha, ele ampliou seus “domínios” para a limpeza e higienização. Conheça algumas utilidades do sal em casa, que podem tornar a vida do(a) faxineiro(a) bem mais confortável.

Ainda na cozinha

A simples deposição de algumas pitadas de sal já é suficiente para melhorar muitas coisas. Na hora de preparar alimentos, a sabedoria popular afirma que a imersão de maçãs, peras e batatas descascadas em água com um pouco de sal é suficiente para manter por mais tempo a cor natural, impedindo que elas escureçam.

O sal ainda pode aumentar o prazo de validade do leite (apenas alguns grãos por litro). Além disto, salpicar levemente as folhas verdes garante uma salada mais fresca e crespa. O cozimento dos ovos em água levemente salgada facilita a retirada das cascas. Com relação às folhas e ovos, é preciso cuidado para não estragar a receita na hora do tempero final.

Uma dica para cozinheiros novatos: é comum, quando é preciso cuidar de várias coisas ao mesmo tempo – cuidar de panelas, tigelas, temperos –, deixar que o óleo quente espirre sobre o tampo do fogão, provocando pequenas labaredas. Não é preciso se alarmar: uma boa batida do saleiro extingue todos os pequenos incêndios.

Uma presença poderosa

Uma pitada de sal no fundo do vaso garante vida mais longa para as flores frescas. Para manter a beleza por mais alguns dias, corte as pontas dos cabos, lave e vaso e não se esqueça de salpicar um pouco mais do tempero.

Esta é para climas frios. É sabido que o sal derrete o gelo (no inverno do hemisfério norte, o tempero é polvilhado sobre a neve acumulada, impedindo inclusive que ela se cole ao chão, formando superfícies escorregadias). Em climas mais amenos, o sal também é útil. Nos dias muito frios, um punhado de sal no último enxágue impede que as roupas estendidas em varais a céu aberto endureçam e tornem o trabalho com o ferro de passar mais difícil.

No jardim, o sal polvilhado nas fendas das telhas, do piso ou de suas bordas reduz a velocidade de crescimento das ervas daninhas. Nas entradas de casa, o sal espalhado impede a entrada de formigas (em tempos idos, acreditava-se que o tempero impedia a entrada de demônios).

Diversas correntes esotéricas afirmam que o sal serve para purificar ambientes e eliminar forças nocivas. Por ser um cristal, ele emite ondas eletromagnéticas que neutralizam energias densas. O sal deve ser dissolvido em água e colocado em um canto do ambiente. Quando surgirem as primeiras bolhas, é hora de trocar a mistura.

Limpando com sal

As panelas coloridas estão na moda. No entanto, é muito frustrante verificar, logo depois dos primeiros usos, que o fundo azul, vermelho ou amarelo está se rendendo à moda antiga das panelas; em outras palavras, está ficando preto. O uso do sal pode resolver isto: basta aplicar um punhado generoso logo que o metal se resfrie e retirá-lo alguns instantes depois com uma toalha de papel. Antes de lavar panelas engorduradas, coloque um pouco de sal no interior e deixe agir. Em seguida, retire o excesso e lave como de costume. Técnica idêntica serve para eliminar as manchas escuras deixadas pelo café ou pelo chá preto nas xícaras.

Manchas de vinho não determinam a aposentadoria da peça. Aplique sal e seque a área de baixo para cima. Descanse por alguns minutos, enxágue a roupa e passe a ferro (se a mancha estiver no tapete, varra e passe o aspirador).

As manchas de ferrugem – daquelas surgidas quando inadvertidamente as roupas são penduradas em cabides de metal para serem secas – são retiradas com facilidade. Uma solução de sal e sumo de limão é o suficiente. Umedeça a peça e deixe secar à sombra.

Ao lavar roupas coloridas, coloque um punhado de sal no início da lavagem, seja no tanque, seja na máquina de lavar. O tempero preserva as cores por mais tempo. Vale o mesmo para a lavagem de cortinas e tapetes de fibras naturais.

Quem não tem muita prática em acondicionar alimentos na geladeira sempre sofre com odores desagradáveis, mas eles são neutralizados facilmente. Faça uma solução de sal e água com gás e aplique-a nas paredes e prateleiras antes de limpar ou descongelar o refrigerador, deixe fazer efeito e proceda normalmente à limpeza: não existe cheiro que resista.

Os móveis de vime, especialmente os que ficam diretamente expostos ao Sol, começam a ficar amarelados depois de algum tempo. Para evitar isto, limpe-os regularmente com sal e uma esponja úmida (não é necessário nenhum outro produto de limpeza).

Ainda a respeito da mobília. Um acidente comum é a formação de marcas esbranquiçadas, quando copos e xícaras são descansados sobre moveis de madeira. Para eliminá-las, uma solução de óleo de cozinha e sal é bastante eficaz. Aplique a mistura, esfregue suavemente, deixe agir por uma hora e retire.

A limpeza geral de pisos frios fica mais fácil com o emprego de um pouco de sal junto ao desinfetante (e também ao tira-mofo, no caso de azulejos). O sal também é útil para eliminar manchas em banheiras e pias (tanto na cozinha, quanto no banheiro), por remover a gordura com facilidade.

Uma pasta feita com sal e vinagre branco é excelente para polir metais como prata, latão e cobre. Esfregue a mistura com uma mecha de algodão, enxágue em água corrente e seque os objetos. Além de dar brilho, o sal tem a vantagem de ser menos abrasivo.