As regras do squash

Variante do tênis criado numa prisão, o squash é uma boa opção para quem quer largar o sedentarismo.

O Squash é um esporte praticado com raquetes e uma bola de borracha, criado no século XIX pelos detentos da Fleet Prison, penitenciária de Londres. Outra versão afirma que o esporte foi criado na Harrow School, também na capital inglesa, onde foram instaladas as primeiras quadras.

As regras do squash

A prática do esporte melhora a flexibilidade, aumenta a resistência muscular dos membros superiores e inferiores, não é caro e, por ser indoor, pode ser praticado durante o ano inteiro. Jogadores novatos conseguem praticar com os mais experientes, já que as regras são simples. Raquete e bolas não são caras.

A quadra do squash é fechada por quatro paredes. Dois ou quatro competidores arremessam a bola para a parede frontal, onde ela bate, é esmagada (squashed, em inglês) e é rebatida. A bola só pode quicar uma vez no chão, mas não há limites para os choques contra as paredes laterais e da retaguarda.

As dimensões da quadra são:

• comprimento: 9,75m;
• largura: 7,4m;
• da retaguarda ao meio de campo: 4,26m;
• altura da parede frontal: 4,75m;
• altura da parede da retaguarda: 2,83m

O jogador não pode tocar duas vezes com a raquete na bola, nem obstruir a visão ou a passagem do outro competidor. Quando isso acontece, a jogada é considerada nula.

A parede frontal tem três marcações, a 48 centímetros (tin ou lata), 1,78 (linha de saque) e 4,57 metros (linha superior) do chão. Quando a bola bate abaixo da primeira linha (bola baixa) ou acima da terceira (bola fora), o jogador perde um ponto e passa o serviço (o direito de sacar) para o adversário.

Os pontos são marcados apenas quando quem está servindo tem uma bola que quicou entre a linha de saque e a superior não rebatida. O saque deve ser feito com ao menos um dos pés dentro da caixa de serviço, dois quadrados de 1,60m de lado perto da parede de retaguarda.

Vence a partida quem fecha 3 ou 5 games de 9 ou 11 pontos cada, mas é preciso ter dois pontos a mais que o adversário, como no voleibol.

O squash chegou ao Brasil em 1920, trazido por ingleses que vieram garimpar ouro em Nova Lima, Minas Gerais. O Brasil já ganhou 13 medalhas neste esporte nos Jogos Pan-Americanos. O esporte foi incluído nos jogos de 1995, em Mar del Plata (Uruguai).


GRÁTIS: Receba atualizações por Email:

Cadastre seu email e receba atualizações do Blogadão no seu e-mail. É grátis!

Comente no Facebook!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

0 comentários

    Copy Protected by Chetans WP-Copyprotect.