As regras do futebol

Brasileiro gosta de futebol: isto é indiscutível. Mas muita gente não entende as regras do futebol e fica perdida quando ouve algumas informações dos locutores e comentaristas. Uma dúvida comum ocorre quando vem a informação: “Este campo é muito grande”. Mas as medidas do campo não são sempre iguais?

Em jogos internacionais, o comprimento fica entre 100m e 110m e a largura, entre 64m e 75m. Nos nacionais, a diferença é grande: comprimento de 90m a 120m e largura de até 90m. As linhas mais longas do retângulo são as laterais e as mais curtas, linhas de meta.

O jogo é disputado por duas equipes, de 11 jogadores cada. O objetivo, claro, é o gol: chutar a bola para dentro das redes, sem dar possibilidade de defesa ao goleiro. Em jogos oficiais, cada equipe pode fazer até três substituições.

O árbitro principal faz valer as regras. Ele usa dois cartões: amarelo, para advertências leves, e vermelho, que determina a expulsão do jogador, em casos mais graves, ou quando o jogador recebe duas advertências na mesma partida.

Leia também: As regras do beisebol

O árbitro é auxiliado por dois bandeirinhas. Um quarto árbitro atua nos procedimentos administrativos, substituições e pode substituir um membro do trio de arbitragem, em caso de incidentes.

Os jogadores não podem entrar em campo com objetos que possam ser perigoso, como brincos e correntes. O uniforme básico é formado pela camiseta, calções, meias, caneleiras de borracha ou material semelhante e chuteiras. Os goleiros devem usar camisas que os diferenciem dos demais jogadores e dos árbitros.

O jogo dura 90 minutos, divididos em dois tempos por um intervalo que não pode ultrapassar 15 minutos. Ao fim de cada tempo, o árbitro pode determinar um acréscimo, se ocorreram interrupções durante a etapa. Antes de começar, aposta-se um cara ou coroa entre os capitães dos times. O vencedor pode escolher entre o lado do campo ou começar jogando (o tiro inicial). No segundo tempo, os lados são trocados.

No tiro inicial, que também acontece após cada gol, os jogadores devem estar no seu próprio campo e os adversários, a 9,15m de distância do meio do campo. Quem chutou a bola não pode dar um segundo chute consecutivo (infração que determina um tiro livre indireto).

Quando a bola é arremessada para fora pela linha lateral (num chute a gol, por exemplo), o goleiro cobra o tiro de meta: a bola é colocada dentro da área de meta e o goleiro a repõe em jogo.

Quando o time que está sendo atacado chuta a bola para fora, a equipe adversária cobra um escanteio: a bola é posicionada no ângulo (os quatro ângulos são indicados por uma meia lua e uma bandeira). A bola deve ser reposta com um chute. Quando a bola sai pelas linhas laterais, é cobrado o lateral pela equipe rival.

O impedimento é talvez a regra menos compreendida. Quando um time está atacando, o jogador que está com a bola, ao fazer o lançamento, fica mais próximo da linha de meta que o penúltimo adversário (o último é o goleiro).