As regras do beisebol

O beisebol é um jogo de taco e bola, que envolve duas equipes formadas por primeira, segunda e terceira bases, arremessador, receptor, interbase e jardineiros direito, central e esquerdo. As equipes alternam os ataques. No primeiro ataque, o time entra em campo com apenas um jogador, o batedor (todos os atletas da equipe atuam nesta função, numa sequência estabelecida previamente pelo técnico: é o alinhamento, ou line up). A equipe visitante tem direito ao primeiro ataque.

O campo onde é praticado o beisebol tem o formato de um quarto de um círculo. O comprimento do raio varia de 92m a 108m. Os lados do diamante, quadrado onde ficam as quatro bases, medem 28m. A área do arremessador fica no centro do diamante, um círculo de areia de 2,75m.

A partida é disputada em nove entradas (innings). O arremessador lança a bola em direção ao batedor atacante, que precisa rebatê-la com o taco o mais longe possível. Atrás dele, fica um defensor com uma luva, o pitcher. Quando isto ocorre, o batedor pode percorrer uma ou mais bases, mas a corrida (o ponto) só é válida quando as quatro bases são atingidas.

Se conseguir percorrer as quatro bases antes que a bola seja recolocada em jogo (os jogadores que estão na defesa ficam junto às bases e tentam repor a bola), faz uma corrida. Do contrário, passa para a função de corredor, para numa das bases e outro batedor entra em campo. Se a bola for atirada para fora do campo, faz um home run. Se houver outros jogadores nas bases, eles também marcam pontos, porque têm tempo de percorrer todas as quatro antes que a bola seja reposta.

Se o arremessador conseguir lançar corretamente três bolas sem possibilidade de rebatida, ele elimina o batedor, impede a corrida e as posições se invertem. O batedor também é eliminado quando o pitcher consegue pegar a bola antes que ela quique no chão ou quando chega à base com a bola.

A bola deve chegar entre os ombros e joelhos do batedor, num quadrado imaginário de 48cm de lado: é a zona de strike. Se o arremessador lançar quatro bolas fora desta zona, o batedor passa imediatamente para a primeira base: é o chamado walk.

O corredor é eliminado quando uma bola batida o atinge, quando tenta atingir outra base e a bola é agarrada pela defesa antes que caia no chão (fly out ou line out) e quando um defensor consegue atingir a base (com a bola) antes dele.

Quando um time consegue abrir 15 corridas na quinta entrada, ou dez pontos na sétima entrada, o jogo termina: é o called game. Não pode haver empate: se, ao fim dos nove innings. O jogo estiver empatado, são acrescentadas entradas extras.