As principais obras de Antoni Gaudí

Se Barcelona é uma cidade deslumbrante, em boa parte isso deve à brilhante capacidade do arquiteto Antoni Gaudí (1852 – 1926). Nascido na pequena Reus, também na Catalunha, foi o principal expoente do modernismo catalão. Em 73 anos de vida, revolucionou Barcelona com obras notáveis, como a Casa Milà e o Templo da Sagrada Família, dois dos principais símbolos da cidade.

O primeiro trabalho de sua carreira foi aos 26 anos de idade. Em 1878 desenhou a Casa Vicens, encomendada pelo dono de uma fábrica de tijolos e azulejos. Não há nada de excepcional no projeto, exceto pelo fato de ser o primeiro assinado por Gaudí, que ainda não tinha experiência neste tipo de trabalho.

Abaixo, trazemos uma pequena lista com os principais trabalhos do gênio catalão.

Sagrada Família: Gaudí passou os últimos 40 anos de sua vida dedicando-se a este projeto. A Sagrada Família corta o céu de Barcelona e é o local turístico mais famoso da cidade. São 170 metros de altura. Incrivelmente, o templo ainda não está pronto: em 2012, completa 130 anos de construção, tal seu porte. Finalizada (não se sabe quando), ela terá 18 torres. Seus inúmeros detalhes enchem livros, tal a riqueza de significados.

Casa Milà: também conhecida como “La Pedrera”, por ser feita de pedra, a Casa Milà caracteriza-se por não ter nenhuma linha reta. É um prédio em formato ondulado, o que o torna pouco funcional (é difícil morar em uma construção deste tipo, pois acomodar móveis retos é quase impossível), mas de altíssimo valor artístico. Sua construção ocorreu entre 1906 e 1912.

Parque Güell: parque urbano com elementos arquitetônicos inusitados, foi concebido por Gaudí. Por ficar em uma região alta de Barcelona, conta com vistas extraordinárias da cidade. Nele encontra-se a Casa-Museu Gaudí, que relembra a vida do arquiteto desde 1963.

Casa Batlló: construída duas décadas antes da Casa Milà, lembra sua “irmã famosa”, pelas ondulações no desenho da fachada. É conhecida também como Casa dos Ossos.

Cripta da Colônia Güell: assim como a Sagrada Família, trata-se de um templo religioso de Gaudí que nunca foi concluído, mas sua beleza a torna uma das obras primas do gênio. Fica na zona sul de Barcelona, em um local rodeado de muito verde.