As pessoas mais velhas do mundo

A expectativa de vida no mundo aumenta progressivamente, mas algumas raras pessoas exageram na dose. São os chamados supercentenários, que ultrapassaram os 110 anos de idade, e constam na lista dos seres humanos mais velhos que se tem notícia.

O título de Decano da Humanidade é conferido à pessoa mais idosa do planeta. Desde o dia 21 de junho de 2011, quando faleceu a brasileira Maria Gomes Valentim faleceu aos 114 anos e 347 dias de vida, a honraria pertence à norte-americana Besse Cooper. Nascida em 26 de agosto de 1896, ela está prestes a completar 116 anos de vida e entrar na lista das dez pessoas que mais tempo viveram na história, desde que este tipo de registro é efetuado. Cooper é a última pessoa em todo o planeta nascida em 1896 que permanece viva.

Ter a pessoa mais velha do mundo não necessariamente significa alguma coisa para o país em questão, mas ter sucessivamente um membro de seu país com este título é um bom sinal. O Japão, país que possui a maior expectativa de vida do mundo (82,6 anos), é um dos campeões na lista das 100 pessoas mais idosas que já viveram, com 19 ocorrências. Os Estados Unidos são os campeões mundiais neste quesito, com 53.

Ficar velho, aliás, é coisa de rico. Ao todo, apenas três pessoas nascidas no chamado terceiro mundo aparecem entre as 100 mais idosas da história: a equatoriana Maria Capovilla é a pessoa que mais tempo viveu entre as nascidas em países que não fazem parte do primeiro mundo, com quase 117 anos. É a 6ª colocada na lista. A romena Anitica Butariu (18º) e a brasileira Maria Gomes Valentim (33º), que citamos anteriormente, são as outras duas.

Você pode notar que só falamos de mulheres até agora. De fato, elas são esmagadora maioria na lista: 90 das 100 pessoas que mais viveram até hoje são do sexo feminino. O campeão entre os homens é o japonês Shigechiyo Izumi, que viveu 120 anos e 237 dias entre 1865 e 1986. Atualmente, o também japonês Jiroemon Kimura é o homem mais velho do mundo e terceira pessoa mais idosa, com pouco mais de 115 anos.

Mas, afinal, quem é a pessoa que mais tempo viveu até hoje? Oficialmente, ninguém bate a francesa Jeanne Calment. Nascida em 21 de fevereiro de 1875, pouco mais de meio século após a queda de Napoleão, ela por pouco não viu Zinedine Zidane dar uma Copa do Mundo a seu país, falecendo em 4 de agosto de 1997. Foram 122 anos e 164 dias de vida. Ao todo, foram 44.724 dias de vida.

Há, é claro, pessoas que reivindicam casos de longevidade ainda mais extrema, mas sem documentos públicos (como certidões de nascimento) que sustentem o fato. O brasileiro José Coelho de Souza, afirma ter nascido em 10 de maio de 1884, completando seu 128º aniversário no último outono. Outras nove pessoas, todas vivas, garantem ter mais idade que Jeanne Calment quando esta faleceu. A imensa maioria das pessoas que compõem esta lista são de países subdesenvolvidos.

Outros casos são os de pessoas que ainda não se tem registro se estão mesmo vivas. A uzbeque Tuti Yusupova, caso esteja viva ainda (a última notícia é de que ela ainda vivia em maio de 2010), estará com incríveis 132 anos de idade. Ninguém supera, porém, a indonésia Turinah Masih Sehat. Falecida no último dia 7 de junho, ela dizia contar com 159 anos de vida. A probabilidade de que esta contagem seja verdadeira, porém, é mínima.