As mais recentes espécies em extinção na natureza

A extinção ocorre, na natureza, quando há o total desaparecimento de espécies, subespécies ou grupos de espécies. A vicariância – um tipo de mecanismo evolutivo – e as mudanças climáticas são eventos naturais que provocam algumas extinções. Entretanto, a ação antrópica contra a natureza – através da poluição, da destruição do habitat de certas espécies e subespécies e a introdução de novos predadores no meio ambiente – acaba por provocar uma extinção descontrolada causando, portanto, malefícios à toda a biosfera.

Calcula-se que, desde 1500, foram extintas, aproximadamente, 700 espécies e 16 subespécies. De 1900 até os dias presentes, a estimativa é de que mais de 160 espécies desapareceram ao redor do mundo. Veja abaixo, algumas das espécies e subespécies consideradas extintas de 2000 até hoje:

Gosta de Curiosidades? Entretenimento? Vídeos legais? Clique para curtir o Blogadão

Pipistrellus murrayi (conhecido como “Morcego da Ilha de Natal”) – espécie de morcego que era encontrada apenas na Ilha Natal (Austrália) tem sua última ocorrência registrada em 27 de agosto de 2009.

Capra pyrenaica pyrenaica (“Cabra montês”) – essa subespécie foi considerada extinta em 6 de janeiro de 2009.

Lipotes vexillifer (“Golfinho lacustre chinês”) – teve sua última ocorrência em 19 de agosto de 2007.

Psephurus gladius (“Peixe-espátula chinês”) – a última ocorrência dessa espécie foi em 8 de janeiro de 2007.

Melamprosops phaeosoma ( “Po’uli”) – essa espécie do Havaí tem sua última ocorrência registrada em 28 de novembro de 2004.

Veja aqui (em inglês) um site que mostra listas, do mundo todo, de todos os animais considerados em extinção ou sob perigo de extinção.

Siga-nos no Facebook
Receba atualizações do Blogadão no seu email,
ganhe brindes e participe de promoções!
É gratuito!

Comente no Facebook

10 Comentários

  • Nós seres-humanos não damos o devido valor ao mundo animal e seus habitantes naturais se todos desaparecerem da face da Terra nós tambem iremos desaparecer duvidas ? dê uma boa observada em seu redor o que existia alguns anos atras já não existe mais. É lamentavel distruirmos a nossa própria casa !

  • NÃO SOU BIOLOGO, MAS TENHO UM BOM CARISMA COM AS ESPECIES DE ANIMAIS, E FICO TRISTE, QUANDO A ESPECICIE MAIS RACIONAL(O HOMEM), COM CONSCIENCIA DESTROI O MUNDO EM QUE VIVE, SOMOS UM VIRUS.
    VALEU POR ESTAREI PREOCUPADOS EM AVISAR O SUMISSO DAS ESPECIES, VALEU E FORTE ABRAÇO.

  • É uma pena que isto aconteca tantas espécies que o homem não conhece nem 60% e ja desapareceram….Porém excelene post gostei muito das fotos…Parabens….

  • Eu gosto muito de animais , gostei muito desta pesquisa que vocês fizeram.Pena que muitas espécies estão extintas.Parabéns, fizeram um excelente trabalho.

    • Ei, Paula, xará.. hehe..

      É uma pena, mesmo, que tantas espécies estejam extinção e, outras tantas, em perigos de se extinguirem… =(

      O melhor que temos a fazer é pesquisar formas de vivermos mais harmonicamente com tudo aquilo que nos cerca, não é?

      Um beijo!,

    • Obrigada pela atenção, Almir!

      Fazemos o possível para buscar informações interessantes e importantes para vocês.

      Continue nos visitando, lendo e pesquisando!

      Um abraço!,

Comente

Receba atualizações no seu email.
Participe de Promoções.