As águas de Caldas Novas

Caldas Novas é um município de Goiás, suas águas são utilizadas para o tratamento de diversas doenças, fato que atraiu muitos doentes para a região, interessados nas propriedades medicinais. No entanto, hoje, Caldas Novas recebe turistas de todo o país, não só para banhar-se em suas águas, mas para divertir-se nas baladas, curtir as opções gastronômicas da Feira do Luar – que acontece diariamente, a partir das 18h – e praticar esportes náuticos.

A cidade também tem águas frias: o lago de Corumbá, com 65 quilômetros quadrados, é uma excelente opção para passeios de barcos e para a prática de esqui aquático. O lago abastece a Usina Hidrelétrica de Corumbá I e é point para a prática de jet ski e pesca esportiva. Caldas Novas, quem tem 70 mil habitantes, recebe um milhão de turistas anualmente. A cidade fica a 300km de Brasília.

O ecoturismo na região

O ecoturismo é outra atração: o Parque Estadual de Serra de Caldas fica ao lado da cidade. Com 123 quilômetros quadrados, apresenta a flora e a fauna da região Centro-Oeste, com suas árvores tortas típicas do cerrado e a presença, por exemplo, do lobo-guará. Na paisagem, nascentes tornam-se rios que formam corredeiras e cascatas.

Duas trilhas, de níveis leve e intermediário, levam os turistas a 1.043 metros de altitude, onde se descortinam paisagens incríveis. As trilhas da Cascatinha e do Paredão, só podem ser feitas na companhia de guias. As caminhadas duram entre uma hora e meia e duas horas e meia e oferecem uma recompensa extra: banhos refrescantes nas cachoeiras do parque.

Rio Quente

A 31 quilômetros de Caldas Novas, no município de Rio Quente, é possível conhecer o Hot Park e o Parque das Fontes. São 18 nascentes termais, que abastecem as piscinas, toboáguas e lagoas. O Parque das Fontes tem bares molhados, piscinas e espaços para relaxar, que funcionam 24 horas por dia; o Hot Park, mais radical, tem corredeiras e até uma praia. A “Praia do Cerrado” tem areia branca e fina, coqueiros na orla e ondas que atingem 1,20m: dá até para surfar.

Entre um mergulho e outro nas águas aquecidas naturalmente a 37°C, pode-se praticar esportes terrestres, passear em pedalinhos, participar de cavalgadas e aventurar-se em trilhas e tirolesas. O local também apresenta shows, apresentações teatrais e várias semanas temáticas, como o Festival das Nações, realizado em fevereiro. A cada ano, o festival homenageia um país, apresentando aspectos culturais e folclóricos, além dos pratos típicos.

A lagoa quente

As nascentes mais quentes do Brasil estão em Pirapitinga, onde fica o Parque Aquático de Pirapitinga. As águas, que ultrapassam os 50°C, enchem piscinas e banheiras de hidromassagem. No poço do Ovo, a temperatura beira os 60°C. O local tem este nome porque muitas pessoas cozinham ovos na água.

O espaço conta ainda com restaurantes, infraestrutura para camping, sauna e quadras poliesportivas: mochileiros são bem-vindos. Outra atração é o Jardim Japonês, inspirado nos parques dos templos budistas e guardado por dragões de pedra. Para os mais corajosos, há opções de esportes radicais, como arvorismo e tirolesa.

Quando ir

Caldas Novas pode ser visitada durante o ano todo. O período chuvoso ocorre entre novembro e março. Nos feriados e durante a realização do Fest Folia, em abril, a cidade fica lotada; é preciso reservar hotéis com bastante antecedência.

Apesar de ser um programa para toda a família, casais apaixonados devem aproveitar o inverno de Caldas Novas. O contraste entre o friozinho da serra e o calor das águas cria um clima especial para o romance.

Os preços variam muito na cidade (e também na vizinha Rio Quente). Enquanto numa pousada simples, a diária fica em torno de R$ 100 (para três pessoas), hotéis badalados oferecem apartamentos a R$ 300/dia. Várias agências de viagens oferecem pacotes turísticos para Caldas Novas: convém fazer uma boa pesquisa antes de arrumar as malas.