Árvores gigantes!

Estão no Parque Nacional de Redwood, na Califórnia, Estados Unidos, as maior árvores do mundo. Conhecidas como sequoias-gigantes, elas crescem média até 85 metros de altura, o equivalente a um prédio de 30 andares, com um diâmetro de até sete metros.

O mais curioso é que, além de gigantescas, estas árvores são mais do que milenares. Em 2006, neste mesmo parque, foi descoberta a mais alta já reportada em todo o mundo, que chegou a impressionantes 115,55 m de altura, equivalente a um prédio de 36 andares (só 120 arranha-céus no Brasil são mais altos). O diâmetro dela é superior a 17 metros. Sua idade: segundo estimativas, nasceu há pelo menos 4 mil anos. E segue crescendo. Seu peso pode chegar a 6 mil toneladas.

Outra espécie gigante de árvores, bem mais comum para nós brasileiros, é o eucalipto. É uma árvore típica da Austrália, de tronco fino e comprido. Há registros de que alguns exemplares chegaram a superar os 140 metros de altura. Em média, um eucalipto atinge de 80 a 100 metros de altura.

No Brasil, o famoso Cajueiro de Pirangi, no Rio Grande do Norte, tem fama internacional não exatamente pela altura, mas pela área que ocupa. São 8500 km², o equivalente a um campo de futebol do tamanho do Maracanã. Seu perímetro é de incríveis 500 metros. A árvore dá cerca de 500 cajus todos os dias.

O Brasil, aliás, também conta com árvores milenares. No Parque Estadual do Vassununga, em Santa Rita do Passa Quatro (SP), um jequitibá de 49 metros de altura, 16 metros de circunferência e 3000 anos de idade é a principal atração. Trata-se de uma árvore típica da Mata Atlântica.