Arte com café

Já mostramos artistas que fazem arte com técnicas ou instrumentos bastante inusitados. Mas essa arte que vamos mostrar supera todas as outras em termos de criatividade. A pintura com café proporciona às obras ricos tons amarronzados,que são de imediato associados à bebida, o que faz com que as imagens sejam belas e únicas. Veja abaixo alguns artistas famosos por utilizarem essa técnica.

Angel Sarkela-Saur e Andrew Saur, se intitulam os artistas do café. Por mais de uma década, eles tem pintado com café e conseguiram desenvolver uma técnica única que faz camadas de café na tela. O trabalho deles inclui pinturas de objetos comuns, do dia-a-dia, retratados nos tons ricos do grão de café. Interessante notar que em muitas de suas pinturas, xícaras de café, potes e grãos de café estão presentes.

A história de Godfrey Caleb é bem interessante. Ele descobriu sua paixão pela pintura com café de forma bem inusitada, quando derramou café em um pedaço de papel.
Enquanto falava ao telefone, Caleb voltou-se para o papel com o café derramado e começou a desenhar aleatoriamente sobre ele. O que viu como resultado foi impressionante. Logo em seguida, o arquiteto aposentado começou a fazer belas paisagens e retratos com café. Ele afirma adorar tomar café enquanto pinta, o que por vezes pode fazer com que o pincel caia na vasilha errada.

Karen Eland é uma talentosa pintora de Tulsa, cidade do estado Americano de Oklahoma, que usa em suas pinturas somente café expresso. Sua arte consiste em recriar pinturas famosas na história, como A última Ceia, de Leonardo Da Vinci e A Noite Estrelada de Van Gogh. Graças à sua arte, Karen agora é famosa e já apareceu em vários programas de TV. Veja abaixo dois belos quadros de Karen Eland.

As pinturas em café de Hong Yi’s partem de formas convencionais de arte. Suas pinturas são únicas no sentido que ela só usa como ferramentas uma xícara e café. Já havia passado na sua cabeça que aqueles círculos redondos deixados pelas xícaras de café nas mesas poderiam se tornar belas obras de arte? É justamente isso que ela faz. Suas pinturas são feitas juntando os círculos de café do fundo da xícara e criando as mais diferentes imagens. Seu trabalho mais popular é um retrato do compositor taiwanês Jay Chou, que aparece na figura abaixo. Veja que impressionante o que ela consegue fazer.

Sunshine Plata é uma artista filipina que usa café instantâneo para criar pinturas de paisagens rurais e cenas detalhadas. Suas pinturas têm um detalhe que outras feitas com café não possuem. As telas que ela usa garantem que o aroma do café usado não se perca. Sua técnica consiste em misturar diferentes quantidades de pó de café na água para obter diferentes tons de marrom. O mais interessante sobre essa artista é que ela começou a usar o café por ser mais barato que a tinta normal.
Curiosamente, Sunshine admite que apesar de adorar pintar com café, sua bebida preferida é o chá.

Steven Mikel é um ex chef de cozinha que atualmente trabalha meio período como pintor na Flórida. Ele também trabalha com computadores e design gráfico. Esse artista bastante versátil demorou para levar a pintura com café de forma mais séria. Sua paixão pela técnica começou pelo fato de que ele não gostava de desperdiçar as sobras do café. Steve faz várias misturas e reduções para produzir diferentes tons de marrom, mas ele afirma não hesitar em mergulhar seu pincel na xícara de café que está bebendo pelo bem da arte