Arraial d’Ajuda: 16km de praias

Dependendo de quem faz as contas, Arraial d’Ajuda tem entre 16 e 20km de praias. A aldeia é um distrito de Porto Seguro, na Bahia, e recebe turistas durante o ano todo, interessados nas suas praias. Quem chega de balsa desembarca em Apaga-Fogo, onde o windsurfe é muito praticado. Na maré baixa, formam-se piscinas naturais, ideais para crianças.

O Arraial Eco Parque, autodenominado o maior parque aquático da América Latina, fica na praia de Araçaípe. O mar é tranquilo, assim como nas vizinhas Parracho, ideal para o mergulho e palco de muitas micaretas, e Mucugê, onde são realizados luaus em algumas épocas do ano. O principal centro comercial de Arraial d’Ajuda está localizado na estrada do Mucugê.

Em seguida, vem a praia da Pitinga, de areias muito brancas. Ela desaparece em falésias, depois das quais surge a última praia do distrito, Taipe. As falésias – paredões rochosos bastante íngremes – parecem determinar o fim dos recifes; o mar de Taipe é aberto: as ondas são mais altas e permitem a prática do surfe.

Mas Taipe não é visitada apenas por causa das boas ondas. No centro da praia, fica a lagoa Azul, cujas areias, ricas em silicato, possuem propriedades terapêuticas: rejuvenescem e tonificam a pele. Não há estudos científicos comprovados, mas quem visita garante que os efeitos são rápidos e duradouros.

O arraial nasceu em torno da Igreja de Nossa Senhora da Ajuda, uma homenagem ao primeiro governador geral do Brasil, Tomé de Sousa, que chegou ao Brasil numa esquadra composta por três caravelas: Salvador, Conceição e Ajuda. Os primeiros jesuítas a chegar ao país deram início à construção da igreja em 1550, que, além de congregar os fiéis, é também um ponto turístico bastante interessante.

Chega-se a Arraial d’Ajuda de vans que saem do Aeroporto Internacional de Porto Seguro, ou de balsas, que saem da praia de Trancoso. De carro, o caminho é pela rodovia BR 101 até Eunápolis, onde se toma a BR 367 e a estrada para o arraial. O distrito é pequeno e a maioria dos passeios é feita a pé. Para trajetos mais longos, há vãs que partem da praça central.

O inverno é chuvoso na região: o ideal é fazer a viagem entre setembro e abril. A temperatura é sempre quente, amenizada pela brisa marítima. Entre julho e novembro, baleias jubarte podem ser avistadas, no seu período de reprodução: é um bônus de Arraial d’Ajuda para os turistas.