Alinhamento e balanceamento. Quando fazer?

Serviços rápidos e relativamente baratos, devem ser feitos com regularidade para garantir segurança e economia.

As montadoras sugerem ao motorista fazer o alinhamento e balanceamento dos pneus e rodas a cada 10 mil quilômetros rodados. Este é o serviço preventivo, mas o prazo pode variar para mais ou menos, de acordo com as condições de uso do carro.

Gosta de Curiosidades? Entretenimento? Vídeos legais? Clique para curtir o Blogadão

Se você trafega frequentemente por terrenos irregulares (que podem ser inclusive algumas ruas das grandes cidades), provavelmente terá que contratar estes serviços com menos rodagem. Se o carro é pouco usado e anda por vias bem conservadas, o prazo se dilata.

Para saber quando fazer o balanceamento, verifique se o volante do seu carro está trepidando. É a dica para levá-lo à oficina. Os sinais de que um alinhamento é necessário são o desgaste irregular dos pneus, volante fora de centro (o carro deriva para um lado ou outro) e pneus “cantando” demais nas curvas. Impactos em buracos e colisões também podem determinar que é preciso fazer o alinhamento e balanceamento.

Estes serviços aumentam a segurança de motoristas e passageiros e reduzem os custos com o carro, por aumentar a durabilidade dos pneus.

Nas trocas de pneus, que devem ser feitas a cada 80 mil quilômetros mesmo que estejam em boas condições, alinhamento e balanceamento também devem ser feitos. Pneus em mau estado de conservação, como é óbvio, prejudicam a qualidade do alinhamento e balanceamento.

Mas o que são alinhamento e balanceamento?

O balanceamento é o reequilíbrio entre pneus e rodas, para que haja compensação do conjunto, o que é obtido com o uso de contrapesos. Todas as peças do carro estão sendo gastas no uso, mas os pneus recebem o maior impacto e em geral, nos veículos de passeio, os pneus traseiros se desgastam mais rápido. Por isso, é importante fazer também o rodízio dos pneus, trocando os de trás pelos da frente, para não haver diferença no desgaste muito grande.

Já o alinhamento reorganiza o grau de fechamento e abertura dos pneus e rodas. É a correção dos ângulos na suspensão em pivôs e terminais de direção, o que ajusta as rodas, reduz o atrito dos pneus com o solo e permite a rotação livre do eixo de rotação. Alinhamento e balanceamento podem ser feitos juntos.

Outra dica para aumentar a vida útil dos pneus é calibrá-los toda semana, para garantir altura idêntica dos quatro pontos de sustentação do veículo. isto pode ser feito num posto de gasolina. Siga as recomendações da montadora. Calibrar os pneus acima ou abaixo das especificações pode prejudicar as peças e o desempenho do veículo.

Siga-nos no Facebook
Receba atualizações do Blogadão no seu email,
ganhe brindes e participe de promoções!
É gratuito!

Comente no Facebook

Comente

Receba atualizações no seu email.
Participe de Promoções.