Alimentos que são gostosos mas também nojentos

Você come aquele hambúrguer suculento do fast food e pensa: “nhami”? Aquele cachorro quente gigante, com quatro salsichas e pensa: “nhami”? Devora aqueles empanadinhos de frango que os americanos chamam de nuggets e pensa: delícia? Talvez esteja na hora de rever seus conceitos alimentares. Pra começar, você sabe como o ingrediente principal desses alimentos é preparado, e do quê eles são feitos?

alimentos-gostosos-mas-tambem-nojentos

A maioria dos embutidos (nome dado a esse tipo de alimento) é feita do pior tipo de carne que existe. É aquela carne que já não é nem mais própria pra consumo.

Bochechas, pele de diversas partes do corpo do animal (que pode ser porco, frango ou boi), pés etc. Aquilo que provavelmente a maioria de nós não comeria com um sorriso no rosto.

Mistura que dá origem aos Nuggets
Mistura que dá origem aos Nuggets

Todos os embutidos são feitos de forma muito parecida. Essa “carne” que a gente falou é processada e misturada a um monte de outras coisas, como mistura de cura (sal comum, açúcares, fosfatos, nitritos e nitratos), condimentos (glutamato monossódico, alho, cebola, e temperos como pimentas, cravo, gengibre, noz-moscada, cominho e mostarda em pó), enchedores (farinha de trigo, cevada, arroz e amido — produtos ricos em amidos, mas pobres em proteína, portanto, aumentam a capacidade de retenção de água, mas têm escassa capacidade emulsionante), ligadores (leite em pó ou produtos derivados da soja, como farinhas, triturados, proteína texturizada, concentrada e isolada de soja) e também são utilizados moldes metálicos ou tripas artificiais (colágeno reconstituído, celulose ou sintéticas) ou naturais (provenientes de bovinos, suínos ou ovinos) – que servem para dar forma ao produto. Ou seja, vira praticamente outra coisa.

Tem gente que diz: não interessa do que é feito, é gostoso e pronto. Vou continuar comendo! Ok, cada um cada um, né? Mas será que dá pra continuar dizendo isso depois de VER como eles são preparados?

A gente pensou em preparar uma galeria de fotos com o passo a passo do preparo de alguns desses alimentos, mas aí percebeu que ver a ação direta, em vídeos, é muito mais dinâmico e ilustrativo.

Como são feitos os nuggets de frango:

Como são feitas as salsichas: