Alguns tipos estranhos de fobia

“Fobia” é uma palavra de origem grega (φόβος ou “fobos”) que significa aversão, temor, medo de alguma coisa ou situação em particular. Como as pessoas são muito diferentes umas das outras, existem inúmeros tipos de fobias diferentes, algumas delas consideradas bastante estranhas. Neste texto, iremos conhecer algumas das fobias já catalogadas e conhecidas.

Algofobia: As pessoas que sofrem de algofobia são aquelas que têm medo de se submeterem a sensações dolorosas. Tudo bem, ninguém (ou poucas pessoas) gosta de sentir dor, mas aqueles que têm algofobia não suportam a idéia de, por exemplo, extrair um dente no dentista ou chutar o pé de uma mesa.

Gosta de Curiosidades? Entretenimento? Vídeos legais? Clique para curtir o Blogadão

Araquibutirofobia: Se você tem aversão só de imaginar alguma comida pastosa ou alguma casca de alimento fique grudado no céu da boca ou gengiva, é sinal de que você é um dos que sofrem de araquibutirofobia.

Barofobia: É difícil imaginar como alguém que possui essa fobia consegue viver já que barofobia é o mesmo que medo da gravidade.

Claustrofobia: Esse tipo de fobia é mais conhecido por ser mais comum. É a aversão a qualquer tipo de confinamento. As pessoas que têm claustrofobia costumam evitar lugares como transportes fechados, elevadores e outros locais fechados.

Fagofobia: Medo de engolir. Como estas pessoas comem é um grande mistério.

Hipopotomonstrosesquipedaliofobia: Essa grande palavra, quase impronunciável, surgiu como uma brincadeira mas acabou se difundindo a ponto de se tornar o nome dessa fobia. A hipopotomontroesquipedaliofobia é o medo incomum que algumas pessoas têm de pronunciar palavras grandes e complicadas – ou seja, essas pessoas não conseguem pronunciar o nome da própria fobia.

Itifalofobia: Quem sofre de itifalofobia é a pessoa que tem medo de ereções (sim, ereções do pênis).

Orientalfobia: Como o próprio nome já indica, pessoas que sofrem de orientalfobia têm medo daquelas pessoas que têm feições orientais – japoneses, chineses, coreanos e outros.

Parasquavedequatriafobia: Outra palavra complicada. Dessa vez, para designar aqueles que têm medo das sextas-feiras 13.

Pantofobia: Essa, certamente, é a pior das fobias – mas é, também, uma das mais raras. Quem sofre de pantofobia, simplesmente, tem medo de tudo, inclusive, medo de ter medo. Quando está em um estado crítico dessa fobia, a pessoa, geralmente, morre sem causas físicas reais. Estranho, não?

Quem sofre de qualquer tipo de fobia e tem sua vida afetada por isso, deve procurar um médico para que ele dê auxílios e ajude esta pessoa a ter uma vida mais saudável e equilibrada.

Siga-nos no Facebook
Receba atualizações do Blogadão no seu email,
ganhe brindes e participe de promoções!
É gratuito!

Comente no Facebook

3 Comentários

Comente

Receba atualizações no seu email.
Participe de Promoções.