Água: Cuidado! Beber demais pode matar

Água. Recomendada por médicos, nutricionistas, personal trainers e tantos outros especialistas, faz muito bem à saúde e somos assediados constantemente com a informação de que devemos beber mais água, mas se consumida em excesso faz mal e você sabia que beber água demais pode até matar? Claro que isso é um extremo e só corre o risco de acontecer se for ingerida uma dose excessivamente alta e em um curto espaço de tempo. O corpo humano é capaz de processar cerca de 15 litros de água por dia.

As chances de esse fenômeno acontecer são raras, os casos registrados são de atletas, que perdem muito líquido na prática de seus esportes, ou bebês com menos de seis meses, este líquido ingerido em demasia pode ocasionar uma intoxicação que leva o nome de hiponatremia.

A hiponatremia é a resposta ao excesso de água em relação ao sódio, causando um desequilíbrio dessa substância no organismo. Os sintomas que costumam ser apresentados quando a hiponatremia ocorre são: cansaço excessivo, fraqueza, inchaço no estômago, vômito, perda da coordenação motora, batimentos cardíacos irregulares, dor de cabeça e, existem casos mais graves, onde são apresentados sintomas como entrada de água nos pulmões, inchaço no cérebro e nervos, confusão mental e alucinações que podem provocar o coma e levar, inclusive, até a morte.

Este fenômeno pode acontecer quando há atividades físicas vigorosas, onde há o consumo de água antes e durante a atividade e também em dias muito quentes, quando sentimos maior necessidade de ingerir água. Durante a atividade física o corpo também perde sódio através do suor, e este é fundamental ao organismo, pois ajuda a manter o volume dos líquidos corporais auxiliando também na absorção de glicose e na contração muscular. A ingestão desmedida e progressiva de água impede os rins de eliminarem seu excesso.

Com certeza é possível evitar toda essa situação ingerindo-se a água em intervalos maiores, avaliando a quantidade consumida não só de água, mas também do sódio presente até mesmo em alimentos consumidos antes de uma atividade física, por exemplo.

Existem outras causas relacionadas à hiponatremia, como a Síndrome da Secreção Inadequada do Hormônio Anti – Diurético (ADH) que também eleva a perda de sódio através do suor.

Casos fatais por hiponatremia são muito difíceis de acontecer. A água é fundamental para a nossa sobrevivência e para o funcionamento correto do nosso organismo, mas vale lembrar que ter equilíbrio, até mesmo no consumo de água é o melhor remédio.