forbrukslånhjelpen | raskt forbrukslån | forbrukslån

Adolescência: corpo e mente em transformação

Período de transformação intensa, a adolescência é uma espécie de cursinho para a vida adulta.

La estão eles, brincando com carrinhos e bonecas, exibindo sorrisos ingênuos. Isto até os dez anos. Quando uma criança chega aos 11, muitas coisas começam a acontecer. Nas meninas, os ovários começam a trabalhar, liberando óvulos em intervalos regulares. Nos meninos, os testículos preparam os primeiros espermatozoides, que precisam ser expelidos. Fisicamente, eles se transformaram em adultos, mas psicologicamente apenas estão entrando na adolescência, fase de grandes mudanças no corpo e na mente.

Gosta de Curiosidades? Entretenimento? Vídeos legais? Clique para curtir o Blogadão

No Ocidente, até por volta do século XVIII, ninguém reparava na adolescência. As meninas menstruavam um pouco mais tarde que hoje, e isto era um sinal para começar a preparar o enxoval. Entre os mais abastados, as jovens eram apresentadas à sociedade quando completavam 15 anos e, a partir daí os pais ficavam de olho num possível noivo. O casamento acontecia dois ou três anos depois. Os rapazes precisavam “ganhar experiência”: aprendiam um ofício, frequentavam um bordel, noivavam aos 18 anos e aos 20 estavam casados.

O tempo se encarregou que sofisticar a educação, o que aumentou o tempo dedicado à escola. Foi então que se percebeu que as transformações ocorridas com a puberdade não se limitavam ao corpo: entre os 11 e 19 anos (em média), a mente também se transformava, preparando o futuro adulto para as lutas da vida.

Como já foi dito, as glândulas sexuais acionadas determinam que o (a) jovem já pode procriar. Outras alterações físicas acontecem: as mulheres desenvolvem os seios e aumentam a gordura do quadril, numa clara preparação para a maternidade. Os rapazes engrossam a voz, veem crescer pelos no rosto e no corpo, que se torna mais forte: a natureza está preparando o caçador, mesmo que a maioria dos homens adultos nunca tenha experimentado atirar com arco e flecha ou abater uma presa a lançadas.

No cérebro, milhões de novas conexões se formam e, pela primeira vez, o sexo oposto nos atrai. Vai ter início uma série de experiências, que vão nortear nossa conduta pessoal: o primeiro amor, que muitas vezes nunca fica sabendo ser o objeto da nossa ternura, o primeiro beijo, as primeiras experiências sexuais (que preferencialmente devem ocorrer no fim da adolescência ou início da idade adulta: se o corpo está pronto, a mente ainda tem muito a aprender).

Ao mesmo tempo, informação profissional, camaradagem, fortalecimento de amizades, de um lado, e inveja, intolerância e agressividade, de outro, vão talhando o caráter. A adolescência é um período que deve ser acompanhado pelos pais, que, ao mesmo tempo, veem os filhos se afastarem, começando a caminhar com as próprias pernas.

Siga-nos no Facebook
Receba atualizações do Blogadão no seu email,
ganhe brindes e participe de promoções!
É gratuito!

Comente no Facebook

Comente

Receba atualizações no seu email.
Participe de Promoções.