Açaí é realmente super calórico?

O açaí tornou-se popular por ser um alimento nutritivo e extremamente calórico. Será tudo verdade?

Sim, o açaí é bem nutritivo, mas… tem menos calorias que muitas outras frutas. Em 100 gramas da fruta de açaí existem 65 calorias. Em 100 gramas de banana existem 105 calorias, e na mesma quantidade de tamarindo, 230 calorias. O fruto em si tem poucas calorias, mas a fama que conhecemos vem daquele tipo de receita que se vende em lanchonetes e barracas. Isso se deve ao fato de que a iguaria, vendida em tigelas, é preparada com açúcar e xarope de guaraná. Além dessa polpa, que já tem ingredientes adicionais, a receita tem seus itens especiais, como leite condensado, banana, granola, farinha de tapioca. Desse modo o total de calorias vai para as alturas. É claro que comer açaí na tigela uma vez ou outra não prejudica em nada o organismo, pelo contrário.

Gosta de Curiosidades? Entretenimento? Vídeos legais? Clique para curtir o Blogadão

Além de ser energética, a polpa do açaí tem antioxidantes que atrasam o envelhecimento; cálcio, que favorece ossos e dentes; fibras que ajudam a regular o intestino; potássio que regula a distribuição de água pelo corpo; magnésio importante para equilibrar proteínas do sangue; cobre que promove o crescimento e fortalece os ossos; manganês que auxilia a formação de tecidos, e o funcionamento do organismo; e gorduras monoinsaturadas e polinsaturadas que ajudam a reduzir o colesterol ruim e previne o sistema cardiovascular contra distúrbios.

De onde surgiu?

A fruta do açaí vem do açaizeiro, um tipo de palmeira. Essas árvores são nativas da Amazônia, mas também existem em outros países. Nos lugares de origem o fruto é importante para a alimentação, e também para a economia local. A colheita é realizada através de várias folhas entrançadas que ficam amarradas aos pés dos coletores. Eles escalam as palmeiras e pegam os frutos.

Tudo é aproveitado. Da polpa saem sucos, sorvetes, polpas e doces, enquanto a semente vira matéria-prima para artesanato ou adubo para plantas.
Enquanto no sudeste a iguaria é consumida em forma de polpa com vários ingredientes a mais, no nordeste os habitantes costumam juntar farinha de tapioca à polpa da fruta, dando origem a uma espécie de pasta, para comer com camarão ou peixe frito.

Como se livras das calorias?

Para queimar as calorias do açaí, no caso de uma tigela pequena de 200g, sem adição de ingrediente, atividades moderadas como andar de bicicleta por 30 minutos já são o bastante. No caso de açaí com guaraná, banana, granola, leite condensado e tudo o que se tem direito, é preciso se esforçar um pouco mais. Bicicleta por 1h30, futebol por 1h20, ou outras atividades do mesmo nível dão conta do recado.

Siga-nos no Facebook
Receba atualizações do Blogadão no seu email,
ganhe brindes e participe de promoções!
É gratuito!

Comente no Facebook

Comente

Receba atualizações no seu email.
Participe de Promoções.