Acabe com a indisposição nos dias quentes

As temperaturas elevadas a qualquer hora do dia prejudicam as atividades. Bate a indisposição, o apetite é reduzido, aumenta a sonolência e o desconforto ainda pode ser responsável pelo mau humor e impaciência de muita gente. Trata-se de uma estratégia natural: nosso corpo “sabe” que precisa reduzir o ritmo, para evitar problemas como insolação e desidratação. Os principais sintomas destes males são justamente o mal-estar e a preguiça.

Dias quentes são agradáveis apenas nos momentos de lazer, com sombra e água fresca. No dia a dia, todas as atividades são prejudicadas. Mas a indisposição pode ser eliminada – ou suavizada – com algumas dicas simples. A primeira delas é a alimentação. Refeições pesadas – como uma feijoada – fatalmente aumentarão a moleza. É preciso dar preferência às saladas e pratos leves, sem muitos condimentos e molhos, aumentando o número de refeições diárias para garantir uma nutrição adequada. A ingestão de líquidos deve ser ampliada, para repor a água perdida com a transpiração e manter a hidratação. Boas opções são a água de coco e os chás gelados.

De nada adianta, no entanto, fazer uma refeição light e em seguida tomar uma sobremesa açucarada, ou comer uma barra de chocolate no lanche da tarde. As duas opções são muito calóricas e o organismo vai consumir mais energia para consumi-las. Frutas como abacaxi, morango, manga, melancia e laranja são refrescantes e contêm muitas vitaminas e minerais.

Durante o dia, refresque o corpo com água fria. Basta umedecer um lenço ou mesmo a mão e colocá-la na nuca e pescoço, regiões que, quando mais frias, dispersam o calor do corpo. O ventilador é a melhor opção para refrescar ambientes. Aparelhos de ar-condicionado ressecam o ar e podem causar crises alérgicas e irritações no nariz. Outra forma de reduzir a temperatura é trocar as lâmpadas incandescentes (que liberam calor, além de luz) pelas fluorescentes.

Quem tem disponibilidade, pode tirar um cochilo após o almoço. Bastam 15 minutos: neste tempo, o organismo está concentrado em processar a digestão, o que provoca sonolência e preguiça.

Em geral, o corpo se acostuma com o calor à medida que a temperatura aumenta gradualmente, entre a primavera e o verão. No entanto, todos os anos ocorrem picos de dias quentes que chegam inesperados. Nestes casos, o melhor a fazer é reduzir o ritmo de atividades, mas os exercícios físicos não devem ser abandonados: É preciso realizá-los no período da manhã (até às 10h) ou ao cair da tarde – neste caso, regiões muito arborizadas devem ser evitadas, porque é o momento em que as plantas emitem ozônio, gás que prejudica o desempenho.

O calor à noite é responsável por insônia e noites mal dormidas. O quarto deve estar arejado, com boa umidade do ar, sem fontes de luz (como abajures ou televisores) e, para propiciar o sono, um banho morno ajuda a relaxar. Mergulhar os pés em água fria por alguns minutos também é uma boa opção. Cortinas pesadas, excelentes para quem quer dormir até tarde, também bloqueiam parte do calor, que fica entre a janela e o tecido.

Ficar muito tempo diante da TV ou do computador é contraindicado, porque os eletrônicos despertam a atenção, num momento em que é preciso tranquilidade. Ao deitar-se, relaxamento e meditação ajudam a ter uma boa noite, por favorecer a instalação da primeira fase do sono.

Roupas confortáveis, de tecidos naturais e cores claras são as mais adequadas nos dias quentes. Os tons escuros absorvem mais luz (com o consequente calor), enquanto os tecidos sintéticos, com exceção de alguns usados na produção de modernos artigos esportivos, impedem a evaporação do suor e mantém elevada a temperatura à superfície da pele.