forbrukslån ferie | forbrukslån ferie | forbrukslån

Abono Salarial – Quem tem direito?

O abono salarial é o pagamento de um salário mínimo anual aos trabalhadores que tem direito. Para ter o direito a receber o abono salarial, os trabalhadores devem estar inscritos no Programa de Integração Social (PIS) ou no Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP).

Gosta de Curiosidades? Entretenimento? Vídeos legais? Clique para curtir o Blogadão

Trabalhadores urbanos e rurais vinculados a empregador Pessoa Física, diretores sem vínculo empregatício – mesmo que a empresa tenha optado pelo recolhimento do FGTS -, empregadores domésticos e menores aprendizes, todos esses são os que têm direito a retirar o abono salarial através da Caixa Econômica Federal (usando o Cartão Cidadão, pago diretamente no contracheque ou creditado automaticamente em conta corrente ou poupança). Lembrando que, para ter acesso ao benefício, o trabalhador deve estar inscrito no PIS.

Para aqueles trabalhadores inscritos no PASEP, a retirada é feita no Banco do Brasil. Para conseguir o benefício, nesse caso, o trabalhador deve estar cadastrado no PASEP há, pelo menos, cinco anos; deve ter ganho, no ano base de referência, uma média mensal de até 2 salários mínimos; é preciso que o trabalhador tenha trabalhado, no mínimo, 30 dias no ano base de referência. Para consultar o ano base em referência, verifique o Relatório Anual de Informações Sociais (RAIS) no site do Ministério do Trabalho e Emprego.

Se você tem direito ao abono salarial pelo PIS, deverá consultar o Calendário de Pagamentos para verificar a data em que o benefício estará disponível. Para sacar, os inscritos podem usar o Cartão Cidadão, com senha cadastrada, nos terminais de auto-atendimento da CAIXA, nos Correspondentes CAIXA AQUI Lotéricos e Correspondentes CAIXA AQUI. O pagamento pode ser pago diretamente no contracheque ou creditado automaticamente em conta corrente ou poupança.

Para retirar o abono salarial pelo Banco do Brasil, os trabalhadores inscritos no PASEP devem verificar a sua data disponível no Calendário de Pagamentos encontrado no site do Banco do Brasil.

Siga-nos no Facebook
Receba atualizações do Blogadão no seu email,
ganhe brindes e participe de promoções!
É gratuito!

Comente no Facebook

11 Comentários

Comente

Receba atualizações no seu email.
Participe de Promoções.