Abono salarial Pis Pasep 2012

Abono Salarial Pis Pasep 2012: Quem tem direito? O que fazer para receber? Confira aqui.

O Pis (Programa de Integração Social) e o Pasep (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público), criados pelo governo federal nos anos 1960, são benefícios pagos em forma de abono salarial, uma vez ao ano.

Gosta de Curiosidades? Entretenimento? Vídeos legais? Clique para curtir o Blogadão

Quem tem direito ao abono salarial Pis-Pasep 2012?

Para fazer o pedido, o trabalhador precisa atender aos seguintes critérios:

• estar cadastrado há pelo menos cinco anos no Pis (iniciativa privada) ou Pasep (servidores públicos);
• ter recebido, de empregadores que contribuem com estes benefícios, até dois salários mínimos (em média) no ano anterior ao do pagamento do abono salarial);
• ter trabalhado pelo menos 30 dias no ano anterior. Este período não precisa ser consecutivo (isto é, o trabalhador pode ter tido a carteira assinada durante 15 dias em duas empresas);
• estar regularizado na RAIS (Relação Anual de Informações Sociais), que é enviada anualmente pela empresa ou órgão empregador ao Ministério do Trabalho.

Trabalhadores urbanos e rurais vinculados a Pessoa Física, empregados domésticos e menores aprendizes não tem direito ao abono salarial.

Como receber o abono salarial 2012:

Não é preciso solicitar o benefício. Se o trabalhador preenche os critérios relacionados acima, automaticamente tem direito ao saque.

Consulte o calendário de pagamentos e no período correspondente vá uma agência da Caixa Econômica Federal (Pis) ou Banco do Brasil (Pasep). Se você possui Cartão Cidadão e já cadastrou a senha, o saque pode ser feito no autoatendimento das agências e estabelecimentos comerciais conveniados com os bancos administradores.

Quando o empregador estabelece convênio com os bancos, o abono salarial pode ser creditado no holerite. Em geral, os órgãos públicos mantêm esse convênio.

Calendário do Pis 2012:

O pagamento do abono salarial Pis será feito até 28/06/2013. Os trabalhadores que recebem o benefício creditado no holerite têm o depósito antecipado, mas podem optar por receber na Caixa, no período indicado.

Calendário do Pasep 2012:

O pagamento do abono salarial Pasep também se estende até 28/06/2013.

Siga-nos no Facebook
Receba atualizações do Blogadão no seu email,
ganhe brindes e participe de promoções!
É gratuito!

Comente no Facebook

2 Comentários

Comente

Receba atualizações no seu email.
Participe de Promoções.