Abacaxi utilizado para emagrecer…

Com o aumento das temperaturas em praticamente todo o país (especialmente no centro-sul), os dias mais longos e quentes pedem muita hidratação. Da mesma forma, pedem menos roupas nas praias, parques e praças. Para isto, é necessário estar com o shape bem delineado. O abacaxi é um bom auxiliar nestas duas necessidades: a fruta nutre e hidrata, por um lado, e combate as gordurinhas em excesso, favorecendo o emagrecimento.

O abacaxi pode ser consumido de muitas maneiras: in natura, grelhado, em sucos, em bolos, pavês, mousses e tortas, em compota e também em receitas salgadas. Além das saladas com folhas verdes, a fruta combina com carnes brancas, como filés de frango ou peixes.

O abacaxi é ideal para o emagrecimento por causa da sua ação na digestão de gorduras e proteínas. A fruta é indicada também para quem sofre de retenção de líquidos (um pesadelo especialmente para as mulheres, já que a retenção está relacionada ao ciclo hormonal).

A ação diurética da fruta é um componente importante na perda de peso, além configurar-se como um excelente purificador do sangue, contribuindo para eliminar mais rapidamente as toxinas absorvidas durante as refeições.

O consumo do abacaxi

O consumo moderado, além de hidratar o organismo, fornece nutrientes perdidos com a transpiração e a urina. Um copo (250 ml) de suco de abacaxi fornece menos de 100 calorias, menos do que os tradicionais sucos de laranja, açaí e coco.

Uma fatia de 100 gramas de abacaxi (sem açúcar) tem apenas 52 calorias. A fruta pode ser consumida diariamente, desde que esteja presente em apenas uma das refeições. A alternância das frutas no café da manhã e nas sobremesas, aliás, ajuda a garantir o valor de vitaminas e minerais que o organismo demanda diariamente. É importante revezar as cores, para garantir bom suprimento nutricional.

Aproveitando tudo do abacaxi

O suco da casca do abacaxi também favorece o emagrecimento (o limite é de um copo de 250 ml por dia). O preparo é fácil: basta lavar a fruta antes de descascá-la e deixar um pouco da polpa quando for retirar a casca de uma fruta inteira, que deve ser picada e coberta com um litro de água quente (ou quanto baste para cobrir tudo).

Depois disto, é só coar, esperar esfriar e deixar na geladeira por dois dias. O suco fica suave e naturalmente adocicado. No entanto, antes de testar a receita, é preciso experimentar uma rodela da fruta: caso esteja muito ácida, a bebida poderá ficar intragável.

Neste caso, é preciso mudar um pouco a receita. O procedimento para higienizar e descascar é o mesmo, mas não é necessário aquecer a água. Apenas deixe a mistura de cascas e água descansando em temperatura ambiente por um dia, coberta com um retalho de tecido natural.

Deixe descansar e no dia seguinte acrescente meia xícara (chá) de açúcar mascavo (ou um maço pequeno de stévia), uma colher (sopa) de gengibre ralado e três cravos-da-índia. Coe e deixe descansar na geladeira. Se quiser, acrescente o sumo de meio limão à bebida. Este é o aluá de abacaxi, que deve ser mantido em geladeira.

O chá de abacaxi também é importante nas dietas para redução de peso. Preparado com ingredientes termogênicos (como o já citado gengibre, a canela é um bom coadjuvante), o efeito é potencializado. É importante salientar, no entanto, que este chá tem efeito estimulante e, por isto, deve ser evitado depois do jantar, especialmente por quem costuma dormir cedo: o chá de abacaxi é um energético natural.

Na receita, os ingredientes são: cascas de um abacaxi médio, um litro de água, seis folhas de hortelã, um pauzinho de canela e adoçante. As cascas devem ser fervidas por dez minutos.

Em seguida, desligue o fogo e acrescente as folhas de hortelã (neste caso, elas entram na receita apenas para realçar o sabor). Deixe a mistura tampada por mais cinco minutos, acrescente o pau de canela, coe e sirva. Cuidado para não estragar tudo, colocando adoçante em excesso.

Importante: a casca do abacaxi possui os mesmos nutrientes da polpa, com exceção do teor de bromelina, que é ligeiramente inferior. Este é mais um motivo para não desperdiçá-la no momento de preparar as receitas.

Mais propriedades

Além de ser um forte auxiliar no emagrecimento, o abacaxi possui excelente teor nutricional. A fruta possui as vitaminas A, B1 (tiamina), B6 e C, sais minerais (magnésio, cobre, manganês e ferro) e é rico em fibras solúveis, que fortalecem o sistema gastrointestinal, eliminando retenções de líquidos no organismo – e os consequentes inchaços.

Além disto, as fibras presentes no abacaxi combatem o mau colesterol (LDL), reduzindo os riscos de doenças coronarianas. As fibras solúveis, como o próprio nome indica, se dissolvem em água, formando uma espécie de gel que permanece por mais tempo no organismo, prolongando a sensação de saciedade: a fome demora mais para começar os primeiros avisos.

Uma substância importante do abacaxi é a bromelina (a fruta é parente das bromélias), uma enzima digestiva natural, presente em toda a planta, especialmente no caule e na parte central da polpa. Ela é capaz de degradar materiais albuminoides (presente especialmente nos ovos) e também de dissolver gorduras, principalmente as das carnes.

A bromelina tem ação mucolítica (dissolve a secreção depositada nos pulmões) e anti-inflamatória, mas a principal propriedade é o desdobramento dos alimentos, permitindo melhor absorção dos nutrientes e acelerando a digestão dos chamados alimentos pesados.

O abacaxi ajuda a retardar o envelhecimento. A vitamina A é um antioxidante poderoso – e isto combate a ação dos radicais livres, que reduzem a vida útil de todas as células do organismo. O colágeno presente na fruta fortalece músculos e pele, fornecendo maior elasticidade e firmeza.