A Meditação e seus Benefícios

A meditação é uma atividade de consciência mental. Meditar envolve a idéia de que uma parte da mente observa, analisa e lida com outra parte sua. Para os que querem aprender mais sobre a meditação e seus benefícios é importante saber que existem diversas técnicas possíveis.

Gosta de Curiosidades? Entretenimento? Vídeos legais? Clique para curtir o Blogadão

Dentre os tipos mais comuns de meditação estão: meditação budista, meditação hindu, meditação transcendental e meditação cristã. Existem, ainda, dois modos de praticar a meditação: meditação estabilizadora e meditação analítica.

A prática da meditação tem trazido benefícios tanto fisiológicos como psíquicos há centenas de anos. Independente de religião ou credo, a meditação tem sido estudada por pesquisadores interessados em descobrir e catalogar os seus efeitos.

Já na década de 70, um estudo feito com praticantes de meditação verificou que, ao meditar, ocorre, no praticante, um aumento das ondas alfas, menor consumo de oxigênio pelas células e redução de freqüência cardíaca. Este estudo indicou que a meditação provoca um relaxamento benéfico ao organismo.

Em uma pesquisa recente feita pela Harvard Medical School, nos EUA, em conjunto com um instituto de neuroimagem da Alemanha e a Universidade de Massachussets, concluíram, através de ressonância magnética, que adultos que praticaram meditação por oito semanas tiveram um aumento na concentração de massa cinzenta no hipocampo esquerdo e mais quatro aumentos da massa cinzenta: no córtex cingulado posterior, na junção temporo-parietal e mais dois no cerebelo. Isso significa que houve, de fato, uma mudança no cérebro decorrente da prática da meditação.

Essa mudança cerebral indica que houve uma melhora de condições em regiões do cérebro responsáveis pela aprendizagem, memória, emoções e estresse.

Uma técnica simples de meditação através da respiração é uma alternativa interessante para quem quer conhecer os benefícios dessa prática. É preciso ressaltar, porém, que quanto mais práticas saudáveis você tiver no seu cotidiano, melhor serão os resultados da meditação.

Sente-se, ajoelhe-se ou deite-se, confortavelmente, de olhos fechados ou abertos (fixados em um ponto à sua frente) com a coluna ereta e observe sua respiração. Apenas perceba o ar entrando e saindo de suas narinas, acompanhando o fluxo natural da respiração. Durante essa prática, os pensamentos continuarão surgindo, não julgue os pensamentos que lhe surgirem, não corra atrás deles, permita que, da mesma maneira que eles apareceram, eles terminem por ir embora. Permaneça dessa maneira enquanto conseguir. No dia seguinte, aumente o tempo da meditação e pratique todos os dias.

Siga-nos no Facebook
Receba atualizações do Blogadão no seu email,
ganhe brindes e participe de promoções!
É gratuito!

Comente no Facebook

Comente

Receba atualizações no seu email.
Participe de Promoções.