A influência da Lua no nosso dia-a-dia

Todos sabem que a Lua regula as marés do nosso planetinha. Isto ocorre porque, no seu movimento de translação, ela se aproxima mais de algumas regiões e assim exerce sua força de gravidade, atraindo a água dos mares. O Sol também contribui para o sobe e desce das águas.

Povos antigos, e mesmo atuais, como nossos índios, exerciam suas atividades de caça e pesca de acordo com as fases da Lua. Na Lua cheia, a iluminação mais intensa deixa os animais mais agitados e, portanto, presas mais indefesas. Quando a Lua eleva as marés, os peixes se aproximam da costa, e podem ser mais facilmente fisgados.

Como os homens caçavam na Lua cheia, as mulheres que menstruavam nesse período tinham mais chances de engravidar, por ovularem nas fases em que os companheiros estavam junto delas. Mas hoje em dia a influência da Lua na menstruação é nula.

Cientistas afirmam que a Lua altera o peso do nosso corpo, conforme nos atrai, mas esta influência é tão pequena que atividades simples, como cortar os cabelos, por exemplo, exercem maior pressão. Mas não é isso que dizem os astrólogos. Para eles, a influência da Lua no nosso cotidiano é decisiva.

De acordo com a astrologia, a posição que a Lua ocupa no mapa astral (posição dos astros no céu no momento do nascimento) define como reagimos emocionalmente, como lidamos com nossas origens. Dependendo de outros aspectos do mapa, as fases cheia e nova aumentam a agressividade e a Lua seria responsável pelo aumento de crimes e agressões.

No entanto, começar uma dieta na Lua cheia, em tese, dá melhores resultados. E as maternidades ficam lotadas no primeiro dia desta fase, especialmente quando ocorre a Lua azul (segunda Lua cheia no mesmo mês), talvez pela pressão do satélite sobre o líquido amniótico, que estimularia as contrações.

Já na Lua crescente, os riscos cirúrgicos aumentam, porque ela estimularia o fluxo sanguíneo, podendo provocar hemorragias.

O ser humano é constituído em 70% por água. Assim, dizem os místicos, a Lua regula nossas marés biológicas, da mesma forma como age com os oceanos.

A astrologia é questão de crença, mas talvez a maior influência da Lua esteja na criatividade: ao observar o satélite girando na imensidão do céu, os homens se tornaram curiosos, e a curiosidade e a mãe do conhecimento das artes: milhares de poesias, músicas, pinturas retrataram a deusa branca, e parece que isto ainda vai continuar por muito tempo.