A importância do cálcio em sua dieta

Todos os médicos ressaltam que é importante ingerir cálcio em todas as etapas da vida. Mas qual a importância do cálcio em uma dieta saudável? O cálcio ajuda na formação e manutenção da massa óssea.

Um adulto deve tomar no mínimo 3 copos de leite por dia, assim atingirá as recomendações de cálcio necessárias. As crianças, os adolescentes, as grávidas e os idosos devem consumir mais cálcio do que os adultos, lembre-se que o cálcio também está nos derivados do leite como iogurte, queijos, entre outros.

Gosta de Curiosidades? Entretenimento? Vídeos legais? Clique para curtir o Blogadão

Outros alimentos que contém cálcio são: os vegetais como o espinafre, o gergelim torrado e branco, feijão, ovos, couve, brócolis, verduras escuras em geral, nabo, repolho, figo, uva passa, cenoura, laranja, amêndoas, nozes, gergelim, queijo de soja, sardinha, mariscos e algas.

Atenção, os nutricionistas alertam que o leite não deve ser consumido nas refeições principais (almoço e jantar), porque ele atrapalhará a absorção do ferro encontrado nos vegetais. Há alguns alimentos que prejudicam a absorção de cálcio, é o caso de produtos com excesso de sódio, como os industrializados, embutidos e enlatados. Produtos como farelo de trigo e alguns cereais, alimentos ricos em xantinas como café, chá preto e chá mate também prejudicam esta absorção.

O importante é você distribuir a quantidade de cálcio que necessita nas várias refeições do dia, por exemplo, no café da manhã tome leite, coma queijo ou iogurte. Já no almoço, abuse dos vegetais que contém cálcio. No lanche se desejar tome mais um copo de leite, no jantar novamente coma verduras, feijão, ovos, enfim, escolha sempre os alimentos que têm cálcio.

Segundo os nutricionistas uma criança de até 8 anos deve consumir de 200 a 800 mg por dia de cálcio; já um adolescente (de 9 ao 18 anos) deve consumir 1.300mg de cálcio por dia. Um adulto (dos 19 aos 50 anos) 1.000mg de cálcio por dia. Os adultos com mais de 50 anos, 1.200 mg. E as gestantes devem consumir de 1.000 a 1.300 mg por dia.

Siga-nos no Facebook
Receba atualizações do Blogadão no seu email,
ganhe brindes e participe de promoções!
É gratuito!

Comente no Facebook

Comente

Receba atualizações no seu email.
Participe de Promoções.