A curiosa memória dos elefantes

Você já deve ter presenciado alguma situação em que alguém conhecido ou até você mesmo teve sua memória comparada a de um elefante ao se lembrar de detalhes ou guardar informações que a maioria das pessoas costuma esquecer como, datas de aniversário ou nomes de ruas. A verdade é que os elefantes realmente tem ótima memória e isso se dá devido ao ambiente que ocupam. Todos os animais tem a habilidade de armazenamento na memória, mas alguns mesmo que da mesma espécie podem ter sua aptidão aumentada ou reduzida em função do ambiente em que vivem, pois ele pode exigir mais ou menos de sua capacidade.

Os elefantes são capazes de guarda informações de locais por onde percorreram e que sabem que encontrarão comida e água, mesmo que já tenham passado por ele há muito tempo e já estejam distantes muitos e muitos quilômetros, essa aptidão é tão apurada que eles conseguem saber até mesmo a época do ano em que determinada região terá frutos e voltar a ela justamente no período ideal, em que encontrará maior quantidade de alimentos. Como é necessário que esses animais caminhem por grandes extensões, eles precisam dessa memória espacial para conseguir seus suprimentos na hora da necessidade. Para um animal que come em média de 72 a 158 kg de alimentos por dia, é realmente importante lembrar onde está o alimento.

Os elefantes vivem em manadas, são animais extremamente ágeis e ótimos nadadores. A tromba é o nariz do elefante e o olfato é o seu melhor sentido, ela também é usada como uma garra, principalmente para levar alimentos à boca. As manadas são consideradas famílias, constituída da mãe e seus filhotes, elas são conduzidas por uma fêmea e possuem em média 30 elefantes cada, mas existem outras muito maiores podendo chegar até a 1.000 em um único grupo, os machos ao chegarem à vida adulta se separam da manada e vivem sozinhos ou em grupos menores. O cérebro de um elefante pesa quase cinco quilos e por mais que o tamanho não seja o fator mais relevante para se levar em consideração para analisar sua capacidade, com este dado conseguimos ter uma noção da competência da memória de um elefante. Ainda não é possível afirmar com exatidão o nível de inteligência desses animais, dizer que um elefante nunca se esquece de nada chega a ser um pouco de exagero, mas até onde se sabe sua memória não está muito longe disso.