10 dicas para evitar ser roubado no Mercado Livre

Vira e mexe estamos tendo notícias de pessoas que foram roubadas no Mercado Livre, isso é freqüente. Esta semana minha namorada veio falar comigo que um colega de trabalho foi “passado para trás” através do site pela usuária “ElizianeBrito2006″, mais específicamente Eliziane Silva Brito.

Este tal colega comprou da Eliziane quatro unidades da [BP]calculadora Financeira Hp 12c[/BP] no valor total de R$ 716,00 e depois de pagar não conseguiu mais contato com a vendedora, que não informou telefone fixo, apenas celular. Fui fazer uma pesquisa sobre esta usuária e nada encontrei no Mercado Livre, pois já tinham excluído do sistema. Só consegui encontrar rastros da pilantra no Google.

Na minha pesquisa constatei que a usuária “ElizianeBrito2006″ tem mais de 153 pontos negativos, a sua conta foi criado no dia 18/07/2007, era sem certificação, não tinha o Programa de Proteção ao Comprador e não aceitava Mercado Pago.

Percebi claramente e imediamente após esta pesquisa que a Eliziane tinha desde o começo “intenções obscuras” com os seus clientes. Acontece que depois que tudo aconteceu só resta fazer um boletim de ocorrência e entrar em contato com o Mercado Livre pedindo o ressarcimento.

Há formas de evitar esta dor de cabeça e, é neste ponto que gostaria de chegar, onde o caso citado foi apenas para ilustrar o que não se deve fazer ao comprar produtos no Mercado Livre. Seguindo as dicas que descrevo abaixo, os riscos de tomar um tombo serão bem menores ou quase zero, leia:

Obs. Para ter acesso a todas informações do vendedor basta clicar no nome do usuário/apelido.

– Confira à quanto tempo o usuário é cadastrado no site. Dê preferência para usuários mais antigos;

– Veja às qualificações do vendedor. Escolha os vendedores com mais de 97% de qualificações positivas. Quanto maior a qualificação, melhor;

– Olhe quais os produtos que este vendedor já comercializou. Muitos oferecem ebooks de graça em troca de uma qualificação positiva, fique atento;

– Além da qualificação, procure por vendedores que tenham medalhas do lado do apelido, são os chamados “MercadoLíderes”;

– Prefira pagar os produtos através do Mercado Pago ou PagSeguro. Se o vendedor não oferece esta opção, caia fora;

– Quando a esmola é demais, o santo desconfia. Cuidado com vendedores que oferecem preços muito baixos, fique atento;

– Leia com atenção a descrição do produto, faça o máximo de perguntas possíveis para tirar todas as dúvidas. Pergunte se o produto vai com nota fiscal e se tem garantia;

– Verifique se o produto vendido tem a opção de Programa de Proteção ao Comprador;

– Se for fazer pagamento na conta do vendedor, exija que a conta seja em nome do usuário do Mercado Livre. Guarde todos os comprovantes de depósito;

10° – Peça um telefone fixo e verifique se é mesmo do vendedor.

É isso aí, tenho certeza que após todas estas dicas você não terá problemas e mesmo se acontecer algum, você terá o respaldo necessário para recuperar sua grana.

Boas compras…


GRÁTIS: Receba atualizações por Email:

Cadastre seu email e receba atualizações do Blogadão no seu e-mail. É grátis!

Comente no Facebook!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

32 comentários

  1. Dorie escreveu:

    Quando você está tentando comprar tablet PCs baratos da internet certifique-se de que
    você está comprando de um legítimo locais . Internet tablets são realmente um tudo-em-um é de
    admirar que está levando a comunidade universitária
    pela tempestade . Assumindo que o tablet é usado para cima de dois anos, por
    um estudante universitário em tempo integral, o investimento deve
    pagar .

  2. daniel escreveu:

    galera eu quero comprar um celular desse rapaz no mercado livre e quero saber se ele é bom:TIAGO RODRIGUES SILVEIRA.

  3. jose vasconcelos da silva escreveu:

    vou entrar no mercadolivre para vender artesanatos exotericos que faco mas tem um comentario aqui que me deixa sem a

    tem um comentario que me deixa sem acao como vou vender produtos se estao dizendo pra comprar so de pessoas mais antigas,vou vender produtos exotericos que eu mesmo faco, como vou conceguir vender se sou novo no negocio fica dificil, nao tenho culpa que gente inrresponsavel nao cumpram seus compromissos estou numa cacapa de bico meu apelido e jotartesao como sou conhecido na cidade de bonito pernambuco pretendo melhorar de vida poi ssou pai de familia responssavel obg.

  4. Eduardo Siqueira escreveu:

    Não é apenas no mercadolivre que tem golpes, a gente tá sujeito e receber dinheiro falso, cheque sem fundos, comprar um produto falso desntro de uma embalagem original, enfim, tudo isso na vida real, nada de compras pela internet, essa conversa de que você testa o produto antes de pagar é conversa fiada, não conheço nenhuma loja que vende assim, até as grandes dõ dor de cabeça, comprei uma TV de 47 polegadas na Casas bahia e fiquei sem ele por 6 meses pois veio com defeito e tive que brigar muito pra ser trocada, QUANTO A COMPRAR NO MERCADOLIVRE AS VEZES COMPRAR DE GRANDES VENDEDORES NÃO É SINAL DE SEGURANÇA, IMAGINA VOCÊ NA SUA PRIMEIRA COMPRA BRIGANDO COM UM VENDEDOR QUE TE MANDOU UM PRODUTO QUE NÃO FUNCIONA DIREITO OU NEM MANDA… VOCÊ ACHA QUE O MERCADOLIVRE DÁ RAZÃO PRA VOCÊ QUE DEU UMAS MOEDAS DE LUCRO PRA ELES OU VÃO FICAR DO LADO DO VENDEDOR QUE PAGA MILHARES DE REAIS EM COMISSÕES? TENHO UM AMIGO QUE VENDE NO MERCADOLIVRE E TEM MAIS DE 6 MIL PONTOS, ELE DISSE QUE O MERCADOLIVRE SIMPLESMENTE IGNORA OS PEQUENOS USUÁRIOS E QUE DIFCILMENTE ELE PERDE UMA BRIGA COM UM COMPRADOR, DETALHE… ELE RECEBE EM 3 DIAS, ENTREGANDO OU NÃO O APARELHO POIS AGORA OS GRANDES VENDEDORES SÃO CONSIDERADOS (VENDEDORES PROFISSIONAIS), ENTÃO NEM TUDO QUE ESSAS 10 DIAS DIZ REALMENTE FUNCIONA… ABRAÇOS.

  5. MErcado livre é uma furada não existe segurança aqui bo Brasil escreveu:

    Infelizmente no nosso país ainda não há uma pulítica de segurança voltada para compras online. Não hé leis claras e objetivas. Além do mais, empresas como o Mercado Livre fazem do consumidor de palhaço. Não tem respeito algum com usuário! Para tanto basta você ser lesado por um vendedor e terá uma dor de cabeça para resolver nada! Alessando Souza Quixaba é um ladrão que o Mercado Livre tem em suas contas!

    • Wilson escreveu:

      Fui roubado por esse idiota tambem…ele Jiuliano de Moura…Alessandro de Souza Quixaba..Gisela e Rodrigo.tudo ladrao…nao Comprem…

  6. Anderson escreveu:

    Tambem fui lezado no ml,fiz uma compra no valor de 140,00 e eles debitaram 2 vezes o mesmo valor,ja reclamei com deus e o mundo e nada,dica evitem o mercado livre q é furada.

  7. MERCADO LIVRE escreveu:

    O SITE DO MERCADO LIVRE NÃO EXISTE SEGURANÇA. NÃO TEM COMO ENTRAR EM CONTADO COM O MERCADO LIVRE. NÃO EXISTE EMAIL OU TELEFONE. É O PIOR LUGAR P/ COMPRAR E VENDER. TUDO SEM NOTA FISCAL E PIRATA!

  8. Leo Júnior escreveu:

    Acabei de ser roubado no Mercado Livre. Comprei de um vendedor um netbook usado no valor de 400,00 e fiz o depósito em conta. Depois disso o vendedor não respondeu ao emails e o telefone dele cadastrado no Mercado Livre não existe. O objeto que eu recebi foi uma caixa cheia de jornal. O depósito foi feito na conta dessa cara: Alessandro de Souza Quixaba agencia 1188 op: 013 conta:24414-5 . A SEGURANÇA DO MERCADO LIVRE PARA CADASTRO É A PIOR QUE EXISTE HOJE NA INTERNET TODO MUNDO PODE COMPRAR E VENDER. ELES GANHAM MUITO E NÃO POSSUI UM TELEFONE OU EMAIL P/ CONTADO. EU COM MUITA RAIVA E IREI FAZER UM BO E DEPOIS VOU ENTRAR EM CONTATO COM O MINISTÉRIO P PÚBLICO!

    • Ppedro escreveu:

      Cara o mesmo ladrão me roubou tb!

      • tuca escreveu:

        Fui roubado tbm por esse tal: ALESSANDRO DA SILVA QUIXABA no MERCADO LIVRE!

  9. cristiano escreveu:

    Galeera preciiso muito das suas ajudas , coomprei essis dias um relóogio no mercado livre né , ee fuii taapeado me enganaram era uma vendedora , comprei o relógio e ia pagar o frete em depósito comprei com o cartão de crédito ai no dia seguinte fui visitar o anuncio novamente do produto , derrepente anuncio finalizado , ee conta encerrada da vendedora fui tapeado ;s poxa não quero pagar 175,00 de graça e atoa pf alguém pode me ajudar oq devo fazer nessa situação ? tem como não autorizar o pagamento via cartão de crédito ? é a 3 vez q eo compro no ML LIVRE e isso nunca aconteçeo , esperam q me ajudem o mais urgente possivel .

  10. Luis carlos escreveu:

    essa administração do mercado livre é um lixo, uma merda….. ter segurança é o bem mais necessario hoje na internet. só que o “ml” puni os bandidos e fode os usuarios honesto.. da proxima vez que eu for injustamente julga pelo mercado livre, eu vou pagar ate meu ultimo centavo em advogado mais eu vou ter justiça contra o “ml”

  11. Leticia escreveu:

    fiz compra no mercado livre por mercado pago…
    não recebi o produto enão não liberei o pagamento.
    o mercado livre me enviou um e-mail dezendo que meu dinheiro ficaria lá para outras compras ou até mesmo retirar de lá, mas o dinheiro simplesmente sumiu, ta 0,00 na minha conta do mercado pago

  12. daniel afonso escreveu:

    Sou uuário do Mercado Livre e vendedor também. Já fui lesado por outros usuários do Mercado Livre (paguei e não recebi, enviei produto por troca de outro e não recebi, etc,..) Além das dicas acima, também segue outra dica: NUNCA COMPRE ALGO DE VALOR ALTO NO MERCADO LIVRE. Se o valor for parecido com o de loja, prefira a loja. E desconfie SEMPRE de produtos com valor muito baixo. Ou é Golpe ou é Imitação!!!
    Abraços a todos
    Daniel Afonso

  13. luk escreveu:

    cara tenho uma duvida, eu moro em fortaleza-ceara , e eu quaro compra um deck de cartas de yugioh. porem da pessoa q eu quero comprar ela mora em sao paulo , e seguro eu comprar dela ?

  14. CELULAR escreveu:

    1º – Confira à quanto tempo o usuário é cadastrado no site. Dê preferência para usuários mais antigos;

    2º – Veja às qualificações do vendedor. Escolha os vendedores com mais de 97% de qualificações positivas. Quanto maior a qualificação, melhor;

    3º – Olhe quais os produtos que este vendedor já comercializou. Muitos oferecem ebooks de graça em troca de uma qualificação positiva, fique atento;

    4º – Além da qualificação, procure por vendedores que tenham medalhas do lado do apelido, são os chamados “MercadoLíderes”;

    5º – Prefira pagar os produtos através do Mercado Pago ou PagSeguro. Se o vendedor não oferece esta opção, caia fora;

    6º – Quando a esmola é demais, o santo desconfia. Cuidado com vendedores que oferecem preços muito baixos, fique atento;

    7º – Leia com atenção a descrição do produto, faça o máximo de perguntas possíveis para tirar todas as dúvidas. Pergunte se o produto vai com nota fiscal e se tem garantia;

    8º – Verifique se o produto vendido tem a opção de Programa de Proteção ao Comprador;

    9º – Se for fazer pagamento na conta do vendedor, exija que a conta seja em nome do usuário do Mercado Livre. Guarde todos os comprovantes de depósito;

    10° – Peça um telefone fixo e verifique se é mesmo do vendedor.

    É isso aí, tenho certeza que após todas estas dicas você não terá problemas e mesmo se acontecer algum, você terá o respaldo necessário para recuperar sua grana.

  15. Vica escreveu:

    Tenho conta no Ml e não tem mercado pago mas tem 100% de pontos positivos. Acho que tem muita gente boa lá e muita gente ingênua que compra sem sequer ler o anúncio do produto ou pesquisar sobre o vendedor antes.

  16. marcos refinski escreveu:

    fui roubado no mercado livre, estava vendendo um celular da google, g1 androide, a vigarista me enviou um email clonado do mercado pago, com todos os dados da figura, eu jurei que o dindin ja estava na minha conta ela veio com uns papos que se eu pudesse enviar no proximo dia pois o pai dela estava de niver, por essas e outras nao comemoro aniversarios, bom, dai eu como um bom vendedor ingenuo enviei para a tal paula dias de belo horizonte, fui roubado pois nao vi a cor do dinheiro, mas tudo bem, tudo que sobe desce, essa ou esse pilantra, cuspiu pra cima um dia cai na cara dele, o mercado livre vai pra justica pois e um site muito esculhanbado.

  17. joao rangel escreveu:

    Tem dois sites que já mea ajudaram muito.
    http://www.vaiprocurarseusdireitos.com.br
    http://www.reclameaqui.com.br

  18. Alexandre Rauta escreveu:

    Marcelo,

    Censura POR AQUI não existe, o que existe é moderação, mesmo porque, tudo que é escrito aqui é de minha responsabilidade, infelizmente. O seu comentário estava apenas aguardando moderação e já foi liberado.

    Vale deixar claro que POR AQUI se houver necessidade de censurar, eu vou censurar, dando certo ou não.

    Obrigado pela sua visita e comentário.

    abraço.

  19. Marcelo escreveu:

    Opa.. tiraram meu comentário, censura por aqui não vai dar certo.

  20. Dayna escreveu:

    Cara ela tb tinha mercado pago e proteção ao consumidor e 100% de qualificação positiva

  21. Marcelo escreveu:

    Nossa!!! Essa mulher tem de ser presa, mais é muita qualificação negativa, também temos de observar muito isso, não podem dar tanto mole assim. Mas vcs tem de processar o Mercado livre minha gente, pois ele é conivente e pilantra também.

    Atuo no ML como vendedor e comprador, e sei das pilantragens deles, uma vez fiz uma reclamação sobre um vendedor e eles disseram que não poderiam fazer nada porque meu nome de usuário e email não costavam no cadastro deles, e no dia seguinte eles me mandaram uma fatura para pagar relativo a uma venda que fiz no site, é mole, para pagar a eles, eles tem meu email e nome de usuário, mas quando fiz uma reclamação eles disseram que não me conheciam, e olha que sou antigo lá, e acho que não observaram isso.

    Depois falei que ia processar eles, e eles me deram abono de comissão, eles do mercado livre deixam essas pessoas atuarem, pois elas pagam a comissão deles e roubam os clientes, mas eles fazem vista grossa, pois estão recebendo.

  22. ÁTILA escreveu:

    Cara a calculadora tinha o selo te proteção ao comprador…

    MAS O MERCADO LIVRE TIROU O SELO DO PRODUTO DEPOIS DO GOLPE!

    EHHEHEHE

  23. Marcela escreveu:

    olá, bom realmente a Eliziane deu o golpe em mta gente…. tambem levei o golpe, comprei dela um mp4 no valor de 115 reais…. foram mtas pessoas lesadas e ela ganhou uma boa grana com isso….temos até uma comunidade no orkut para todas as pessoas que foram lesadas por ela http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=37847989

    segue o link do perfil dessa vendedora no mercado livre http://www.mercadolivre.com.br/jm/profile?id=32470926

  24. Phelipe escreveu:

    eu cai nessa tambem perdi 179 reais…
    se alguém puder me dar uma luz…

    sunlipe@hotmail.com

  25. Silvano Vilela escreveu:

    Alexandre tem que ter muito cuidado mesmo, tem que saber de quem comprar, as dicas são ótimas, já comprei muito e não tive problemas, mas sempre de pessoas com boas referências e muito tempo de vendas. Abração.

  26. Carlos Fran escreveu:

    Hoje mesmo uma amiga perguntou se eu já tinha comprado no ML. Eu nunca comprei e disse pra ela procurar saber o maior numero de informações sobre o vendedor. Vou enviar esse texto (link) pra ela, só pra garanti que ela estará ciente.

Copy Protected by Chetans WP-Copyprotect.