21/08/2007 por Alexandre Rauta




Vira e mexe estamos tendo notícias de pessoas que foram roubadas no Mercado Livre, isso é freqüente. Esta semana minha namorada veio falar comigo que um colega de trabalho foi “passado para trás” através do site pela usuária “ElizianeBrito2006″, mais específicamente Eliziane Silva Brito.

Este tal colega comprou da Eliziane quatro unidades da [BP]calculadora Financeira Hp 12c[/BP] no valor total de R$ 716,00 e depois de pagar não conseguiu mais contato com a vendedora, que não informou telefone fixo, apenas celular. Fui fazer uma pesquisa sobre esta usuária e nada encontrei no Mercado Livre, pois já tinham excluído do sistema. Só consegui encontrar rastros da pilantra no Google.

Na minha pesquisa constatei que a usuária “ElizianeBrito2006″ tem mais de 153 pontos negativos, a sua conta foi criado no dia 18/07/2007, era sem certificação, não tinha o Programa de Proteção ao Comprador e não aceitava Mercado Pago.

Percebi claramente e imediamente após esta pesquisa que a Eliziane tinha desde o começo “intenções obscuras” com os seus clientes. Acontece que depois que tudo aconteceu só resta fazer um boletim de ocorrência e entrar em contato com o Mercado Livre pedindo o ressarcimento.

Há formas de evitar esta dor de cabeça e, é neste ponto que gostaria de chegar, onde o caso citado foi apenas para ilustrar o que não se deve fazer ao comprar produtos no Mercado Livre. Seguindo as dicas que descrevo abaixo, os riscos de tomar um tombo serão bem menores ou quase zero, leia:

Obs. Para ter acesso a todas informações do vendedor basta clicar no nome do usuário/apelido.

– Confira à quanto tempo o usuário é cadastrado no site. Dê preferência para usuários mais antigos;

– Veja às qualificações do vendedor. Escolha os vendedores com mais de 97% de qualificações positivas. Quanto maior a qualificação, melhor;

– Olhe quais os produtos que este vendedor já comercializou. Muitos oferecem ebooks de graça em troca de uma qualificação positiva, fique atento;

– Além da qualificação, procure por vendedores que tenham medalhas do lado do apelido, são os chamados “MercadoLíderes”;

– Prefira pagar os produtos através do Mercado Pago ou PagSeguro. Se o vendedor não oferece esta opção, caia fora;

– Quando a esmola é demais, o santo desconfia. Cuidado com vendedores que oferecem preços muito baixos, fique atento;

– Leia com atenção a descrição do produto, faça o máximo de perguntas possíveis para tirar todas as dúvidas. Pergunte se o produto vai com nota fiscal e se tem garantia;

– Verifique se o produto vendido tem a opção de Programa de Proteção ao Comprador;

– Se for fazer pagamento na conta do vendedor, exija que a conta seja em nome do usuário do Mercado Livre. Guarde todos os comprovantes de depósito;

10° – Peça um telefone fixo e verifique se é mesmo do vendedor.

É isso aí, tenho certeza que após todas estas dicas você não terá problemas e mesmo se acontecer algum, você terá o respaldo necessário para recuperar sua grana.

Boas compras…

Receba mais sobre "10 dicas para evitar ser roubado no Mercado Livre" e mais posts do Blogadão no seu e-mail. É grátis!

 Leia também:
Este Artigo tem: 26 Comentários
  • MERCADO LIVRE 10.08.2011 0:54 Responder

    O SITE DO MERCADO LIVRE NÃO EXISTE SEGURANÇA. NÃO TEM COMO ENTRAR EM CONTADO COM O MERCADO LIVRE. NÃO EXISTE EMAIL OU TELEFONE. É O PIOR LUGAR P/ COMPRAR E VENDER. TUDO SEM NOTA FISCAL E PIRATA!

  • Leo Júnior 10.08.2011 0:51 Responder

    Acabei de ser roubado no Mercado Livre. Comprei de um vendedor um netbook usado no valor de 400,00 e fiz o depósito em conta. Depois disso o vendedor não respondeu ao emails e o telefone dele cadastrado no Mercado Livre não existe. O objeto que eu recebi foi uma caixa cheia de jornal. O depósito foi feito na conta dessa cara: Alessandro de Souza Quixaba agencia 1188 op: 013 conta:24414-5 . A SEGURANÇA DO MERCADO LIVRE PARA CADASTRO É A PIOR QUE EXISTE HOJE NA INTERNET TODO MUNDO PODE COMPRAR E VENDER. ELES GANHAM MUITO E NÃO POSSUI UM TELEFONE OU EMAIL P/ CONTADO. EU COM MUITA RAIVA E IREI FAZER UM BO E DEPOIS VOU ENTRAR EM CONTATO COM O MINISTÉRIO P PÚBLICO!

    • Ppedro 17.08.2011 0:27 Responder

      Cara o mesmo ladrão me roubou tb!

      • tuca 28.09.2011 15:21 Responder

        Fui roubado tbm por esse tal: ALESSANDRO DA SILVA QUIXABA no MERCADO LIVRE!

    • Anderson Xavier 28.01.2012 8:08 Responder

      Amigo, tb cai neste mesmo golpe, paguei a vista um notebook pelo MercadoPago, 1075,00 reais. O vendedor criou até uma transportadora falsa e me passou um código de rastreio falso. Estelionato do mais bem planejado. Comprei dia 2de janeiro de 2012 no Mercadolivre. Vc conseguiu reaver seu dinheiro de volta? Está processando o MercadoLivre? Por favor, qualquer dica ajuda. Obrigado

  • cristiano 19.07.2011 2:47 Responder

    Galeera preciiso muito das suas ajudas , coomprei essis dias um relóogio no mercado livre né , ee fuii taapeado me enganaram era uma vendedora , comprei o relógio e ia pagar o frete em depósito comprei com o cartão de crédito ai no dia seguinte fui visitar o anuncio novamente do produto , derrepente anuncio finalizado , ee conta encerrada da vendedora fui tapeado ;s poxa não quero pagar 175,00 de graça e atoa pf alguém pode me ajudar oq devo fazer nessa situação ? tem como não autorizar o pagamento via cartão de crédito ? é a 3 vez q eo compro no ML LIVRE e isso nunca aconteçeo , esperam q me ajudem o mais urgente possivel .

  • Luis carlos 04.04.2011 18:47 Responder

    essa administração do mercado livre é um lixo, uma merda….. ter segurança é o bem mais necessario hoje na internet. só que o “ml” puni os bandidos e fode os usuarios honesto.. da proxima vez que eu for injustamente julga pelo mercado livre, eu vou pagar ate meu ultimo centavo em advogado mais eu vou ter justiça contra o “ml”

  • Leticia 23.07.2010 17:03 Responder

    fiz compra no mercado livre por mercado pago…
    não recebi o produto enão não liberei o pagamento.
    o mercado livre me enviou um e-mail dezendo que meu dinheiro ficaria lá para outras compras ou até mesmo retirar de lá, mas o dinheiro simplesmente sumiu, ta 0,00 na minha conta do mercado pago

  • daniel afonso 02.04.2010 13:18 Responder

    Sou uuário do Mercado Livre e vendedor também. Já fui lesado por outros usuários do Mercado Livre (paguei e não recebi, enviei produto por troca de outro e não recebi, etc,..) Além das dicas acima, também segue outra dica: NUNCA COMPRE ALGO DE VALOR ALTO NO MERCADO LIVRE. Se o valor for parecido com o de loja, prefira a loja. E desconfie SEMPRE de produtos com valor muito baixo. Ou é Golpe ou é Imitação!!!
    Abraços a todos
    Daniel Afonso

  • luk 20.12.2009 4:56 Responder

    cara tenho uma duvida, eu moro em fortaleza-ceara , e eu quaro compra um deck de cartas de yugioh. porem da pessoa q eu quero comprar ela mora em sao paulo , e seguro eu comprar dela ?

  • CELULAR 31.08.2009 18:11 Responder

    1º – Confira à quanto tempo o usuário é cadastrado no site. Dê preferência para usuários mais antigos;

    2º – Veja às qualificações do vendedor. Escolha os vendedores com mais de 97% de qualificações positivas. Quanto maior a qualificação, melhor;

    3º – Olhe quais os produtos que este vendedor já comercializou. Muitos oferecem ebooks de graça em troca de uma qualificação positiva, fique atento;

    4º – Além da qualificação, procure por vendedores que tenham medalhas do lado do apelido, são os chamados “MercadoLíderes”;

    5º – Prefira pagar os produtos através do Mercado Pago ou PagSeguro. Se o vendedor não oferece esta opção, caia fora;

    6º – Quando a esmola é demais, o santo desconfia. Cuidado com vendedores que oferecem preços muito baixos, fique atento;

    7º – Leia com atenção a descrição do produto, faça o máximo de perguntas possíveis para tirar todas as dúvidas. Pergunte se o produto vai com nota fiscal e se tem garantia;

    8º – Verifique se o produto vendido tem a opção de Programa de Proteção ao Comprador;

    9º – Se for fazer pagamento na conta do vendedor, exija que a conta seja em nome do usuário do Mercado Livre. Guarde todos os comprovantes de depósito;

    10° – Peça um telefone fixo e verifique se é mesmo do vendedor.

    É isso aí, tenho certeza que após todas estas dicas você não terá problemas e mesmo se acontecer algum, você terá o respaldo necessário para recuperar sua grana.

  • Vica 22.07.2009 2:02 Responder

    Tenho conta no Ml e não tem mercado pago mas tem 100% de pontos positivos. Acho que tem muita gente boa lá e muita gente ingênua que compra sem sequer ler o anúncio do produto ou pesquisar sobre o vendedor antes.

  • marcos refinski 12.03.2009 16:48 Responder

    fui roubado no mercado livre, estava vendendo um celular da google, g1 androide, a vigarista me enviou um email clonado do mercado pago, com todos os dados da figura, eu jurei que o dindin ja estava na minha conta ela veio com uns papos que se eu pudesse enviar no proximo dia pois o pai dela estava de niver, por essas e outras nao comemoro aniversarios, bom, dai eu como um bom vendedor ingenuo enviei para a tal paula dias de belo horizonte, fui roubado pois nao vi a cor do dinheiro, mas tudo bem, tudo que sobe desce, essa ou esse pilantra, cuspiu pra cima um dia cai na cara dele, o mercado livre vai pra justica pois e um site muito esculhanbado.

  • joao rangel 07.03.2009 9:44 Responder
  • Alexandre Rauta 24.08.2007 23:46 Responder

    Marcelo,

    Censura POR AQUI não existe, o que existe é moderação, mesmo porque, tudo que é escrito aqui é de minha responsabilidade, infelizmente. O seu comentário estava apenas aguardando moderação e já foi liberado.

    Vale deixar claro que POR AQUI se houver necessidade de censurar, eu vou censurar, dando certo ou não.

    Obrigado pela sua visita e comentário.

    abraço.

  • Marcelo 24.08.2007 17:12 Responder

    Opa.. tiraram meu comentário, censura por aqui não vai dar certo.

  • Dayna 24.08.2007 0:01 Responder

    Cara ela tb tinha mercado pago e proteção ao consumidor e 100% de qualificação positiva

  • Marcelo 23.08.2007 21:03 Responder

    Nossa!!! Essa mulher tem de ser presa, mais é muita qualificação negativa, também temos de observar muito isso, não podem dar tanto mole assim. Mas vcs tem de processar o Mercado livre minha gente, pois ele é conivente e pilantra também.

    Atuo no ML como vendedor e comprador, e sei das pilantragens deles, uma vez fiz uma reclamação sobre um vendedor e eles disseram que não poderiam fazer nada porque meu nome de usuário e email não costavam no cadastro deles, e no dia seguinte eles me mandaram uma fatura para pagar relativo a uma venda que fiz no site, é mole, para pagar a eles, eles tem meu email e nome de usuário, mas quando fiz uma reclamação eles disseram que não me conheciam, e olha que sou antigo lá, e acho que não observaram isso.

    Depois falei que ia processar eles, e eles me deram abono de comissão, eles do mercado livre deixam essas pessoas atuarem, pois elas pagam a comissão deles e roubam os clientes, mas eles fazem vista grossa, pois estão recebendo.

  • ÁTILA 23.08.2007 18:57 Responder

    Cara a calculadora tinha o selo te proteção ao comprador…

    MAS O MERCADO LIVRE TIROU O SELO DO PRODUTO DEPOIS DO GOLPE!

    EHHEHEHE

  • Marcela 22.08.2007 13:53 Responder

    olá, bom realmente a Eliziane deu o golpe em mta gente…. tambem levei o golpe, comprei dela um mp4 no valor de 115 reais…. foram mtas pessoas lesadas e ela ganhou uma boa grana com isso….temos até uma comunidade no orkut para todas as pessoas que foram lesadas por ela http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=37847989

    segue o link do perfil dessa vendedora no mercado livre http://www.mercadolivre.com.br/jm/profile?id=32470926

  • Phelipe 22.08.2007 0:35 Responder

    eu cai nessa tambem perdi 179 reais…
    se alguém puder me dar uma luz…

    sunlipe@hotmail.com

  • Silvano Vilela 21.08.2007 23:37 Responder

    Alexandre tem que ter muito cuidado mesmo, tem que saber de quem comprar, as dicas são ótimas, já comprei muito e não tive problemas, mas sempre de pessoas com boas referências e muito tempo de vendas. Abração.

  • Carlos Fran 21.08.2007 20:06 Responder

    Hoje mesmo uma amiga perguntou se eu já tinha comprado no ML. Eu nunca comprei e disse pra ela procurar saber o maior numero de informações sobre o vendedor. Vou enviar esse texto (link) pra ela, só pra garanti que ela estará ciente.

Faça o seu Comentário

Nome - Obrigatório
E-mail - Obrigatório
Site, Blog ou Twitter

TOPO

copyright 2006-2011 Blogadão | Pode copiar a vontade, mas cite a fonte. Please!